Novo espaço de investigação ficará instalado num espaço de 500 m² no Centro de Inovação do UPTEC.

A Celfocus, uma parceria entre a Vodafone Portugal e a Novabase, escolheu o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) para instalar o primeiro centro de investigação tecnológica em Portugal onde vai aproveitar as sinergias com estudantes e startups nascidas no seio da U.Porto para desenvolver e criar produtos e serviços para o mercado das telecomunicações como soluções para smartphones ou integração de aplicações empresariais.

Este novo espaço de investigação que vai desenvolver produtos e serviços para o mercado das telecomunicações ficará instalado num espaço de 500 m² no Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto.

Potenciar o conhecimento e o capital humano são dois dos principais objetivos que se pretende com a parceria que foi oficializada hoje com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Universidade do Porto e a CELFOCUS, empresa participada pela Vodafone Portugal e a Novabase, especializada no desenvolvimento de Sistemas de Informação e Soluções de Redes Empresariais para Operadores de Telecomunicações.

As atividades de investigação e desenvolvimento de produtos vão ser desenvolvidas não só pelos estudantes como também pelas mais de 120 startups que fazem parte do universo UPTEC e que podem beneficiar desta ligação ao tecido empresarial. Recorde-se que a UPTEC venceu, no início deste ano, o prémio europeu Regiostars 2013.