A equipa do VO.U. Pirueta na cerimónia de entrega do Prémio de Voluntariado Universitário (Foto: Santander Universidades).

Ajudar jovens e idosos em contextos socioeconómicos desfavorecidos através da dança é um dos principais objetivos do projeto VO.U. Pirueta, que acaba de ser distinguido com o 3.º lugar da primeira edição do Prémio de Voluntariado Universitário. Promovido pelo Santander Universidades, este galardão reconhece os projetos promovidos por estudantes do ensino superior, cujo impacto é significativo para a sociedade e também para o seu desenvolvimento interpessoal.

Entre os 43 projetos em avaliação, o VO.U. Pirueta distingue-se pelo caráter diferenciador, já que, a partir de aulas de dança – que podem ser desde o estilo contemporâneo, ao hip hop, ballet clássico ou jazz – ajuda os participantes a desenvolver o espírito de grupo, o respeito, a autoestima e a capacidade de comunicar.

Criada no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), a VO.U. é uma associação de voluntariado universitário, sem fins lucrativos, cujo trabalho vai desde os idosos às crianças; dos animais ao seu habitat natural; da dança à saúde pública. O projeto VO.U. Pirueta conta com 17 voluntários que, semanalmente, ajudam quer crianças institucionalizadas a desenvolver valores como o respeito e a perseverança, quer idosos (em lares e centros de dia) a terem uma vida mais ativa e saudável.

A cerimónia de entrega de prémios aconteceu no dia 15 de dezembro, no Centro Totta, em Lisboa. No total, foram distinguidos três projetos de voluntariado universitário, aos quais foram entregues cinco mil, três mil e dois mil euros, para primeiro, segundo e terceiro lugares.