Professor catedrático da Faculdade de Ciências da U.Porto, Vítor Vasconcelos dirige o CIIMAR desde 2013. (Foto: DR)

Vítor Vasconcelos tomou posse, no passado dia 22 de janeiro, para um novo mandato de três anos como diretor do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR)

A nova direção do CIIMAR para o triénio 2019 – 2021, que é composta também por Luísa Valente, Rodrigo Osório, Ana Paula Mucha e Isabel Sousa Pinto. aponta como prioridades para os próximos três anos “estimular o crescimento sustentável do CIIMAR” potenciar os projetos resultantes dos últimos três anos de trabalho e ainda  “intensificar a relação entre o CIIMAR e a Universidade do Porto”.

A tomada de posse da nova direcção do CIIMAR teve lugar a 22 de janeiro. (Foto: CIIMAR)

Depois de um mandato marcado pela mudança do CIIMAR para as novas instalações no novo edifício do Porto de Leixões, Vitor Vasconcelos reconhece o impacto que este aspeto teve na “visibilidade” do centro de investigação e na sua “relação com empresas e o público em geral”. Para o futuro, os desafios passam também por “continuar e alimentar a autonomia científica, elevar os seus recursos, atrair novos investigadores e financiamento, estabelecer colaborações com empresas e a indústria, disponibilizar serviços relacionados com o mar, assim como promover a literacia do Oceano junto do público em geral”.

A interdisciplinariedade é, de resto, aquilo que hoje melhor identifica e diferencia a missão CIIMAR, colocando-o no roteiro científico e biotecnologico nacional e internacional.

Professor catedrático da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), Vítor Vasconcelos é diretor do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental desde 2013. É membro do European Marine Board desde 2011, e avaliador regular de bolsas e projetos na área das Ciências do Mar e do Ambiente na FCT e suas congéneres de França. República Checa, Israel, Chile, entre outras.