“Visões”: Histórias do olho humano reveladas pela fotografia

Exposição reúne um leque de imagens captadas no interior do olho humano.

O que “dizem” os olhos sobre o nosso estilo de vida? O que pode revelar um exame de oftalmologia sobre o nosso ADN ou sobre o nosso historial de lesões? Provavelmente muito mais do que aquilo que imaginamos, a avaliar pela proposta de “VISÕES” – O interior do Olho Humano, uma mostra fotográfica que estará patente de 10 de outubro a 30 de dezembro, no edifício da Reitoria da Universidade do Porto.

Baseada nas descobertas que a oftalmologia e a medicina alcançaram até aos dias de hoje, a exposição é composta por 45 fotografias captadas por Robert Van Velze, Fabiana Rodrigues e Carla Santos, com a ajuda do equipamento de diagnóstico do Centro Cirúrgico de Coimbra  O resultado é uma viagem à descoberta do interior do olho humano através de um conjunto de histórias reais, registadas ao pormenor e ao detalhe, recorrendo a imagens de grande impacto e dimensões e com a ajuda de filmes, projetados em 2 D e 3D.

Mais do que uma mostra fotográfica, mais do que um mero exercício científico, “Visões” combina então Arte e Ciência num espaço que permitirá ao visitantes abrir as “janelas de alma”. Tudo isto através de imagens que chegam à U.Porto depois de percorrerem salas de exposição, museus, escolas e bibliotecas de todo o país e já com itinerâncias agendadas para grandes cidades como Paris, Roma, Nova Iorque, entre outras.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00 no Edifício Histórico da Universidade do Porto.

A entrada é livre.