“Visões”: Histórias do olho humano reveladas pela fotografia

 Exposição reúne um leque de imagens captadas no interior do olho humano.

Exposição reúne um leque de imagens captadas no interior do olho humano.

O que “dizem” os olhos sobre o nosso estilo de vida? O que pode revelar um exame de oftalmologia sobre o nosso ADN ou sobre o nosso historial de lesões? Provavelmente muito mais do que aquilo que imaginamos, a avaliar pela proposta de “VISÕES” – O interior do Olho Humano, uma mostra fotográfica que estará patente de 10 de outubro a 30 de dezembro, no edifício da Reitoria da Universidade do Porto.

Baseada nas descobertas que a oftalmologia e a medicina alcançaram até aos dias de hoje, a exposição é composta por 45 fotografias captadas por Robert Van Velze, Fabiana Rodrigues e Carla Santos, com a ajuda do equipamento de diagnóstico do Centro Cirúrgico de Coimbra  O resultado é uma viagem à descoberta do interior do olho humano através de um conjunto de histórias reais, registadas ao pormenor e ao detalhe, recorrendo a imagens de grande impacto e dimensões e com a ajuda de filmes, projetados em 2 D e 3D.

Mais do que uma mostra fotográfica, mais do que um mero exercício científico, “Visões” combina então Arte e Ciência num espaço que permitirá ao visitantes abrir as “janelas de alma”. Tudo isto através de imagens que chegam à U.Porto depois de percorrerem salas de exposição, museus, escolas e bibliotecas de todo o país e já com itinerâncias agendadas para grandes cidades como Paris, Roma, Nova Iorque, entre outras.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00 no Edifício Histórico da Universidade do Porto.

A entrada é livre.