Ribeira do Porto

A Ribeira do Porto será um dos locais de passagem da iniciativa. (Foto: DR)

Um percurso pela “identidade tripeira”, pelas “margens da Ribeira de Lordelo” e do morro da Vitória à Judiaria são algumas das propostas. E a história de amor associada à Ilha do Frade… Quem conhece? De 30 de janeiro a 13 de novembro, a Universidade do Porto propõe mais um ciclo de Visitas Guiadas pela História do Porto. A conduzi-las estará Joel Cleto, historiador e mestre pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Ao todos são seis visitas guiadas e a primeira, “Um percurso pela identidade tripeira – Da Praça da Liberdade à Ribeira”, arranca já dia 30 de janeiro, às 10h00. Em março a proposta vai levar os participantes do morro da Vitória até à judiaria e da Ribeira ao edifício da Reitoria; já em maio, será a vez de andar pela zona da Pasteleira e seguir até à Ilha do Frade, uma pequena ilha, no Rio Douro. Para quem não conhece, esta é uma boa oportunidade para descobrir os meandros da história de um enamoramento que ficou na memória da cidade.

A sessão realiza-se no âmbito do Curso Geral de Gestão da Porto Business School.

As visitas serão orientadas pelo historiador e antigo estudante da U.Porto Joel Cleto. (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

Em junho a aventura faz-se de passadiços pela zona da Boa Nova. Em setembro, a Casa do Infante vai ser pretexto para associar o Porto à Expansão portuguesa. Por fim, dia 13 de novembro, por alturas da castanha e do magusto, vai falar-se de S. Martinho e de Cedofeita seguir-se-á viagem até à Torre de Pedro Sem, com passagem pelo Palácio de Cristal.

Resumindo, as visitas realizam-se dias 30 de janeiro, 18 de março, 15 de maio, 18 de junho, 10 de setembro e 13 de novembro. Arrancam sempre às 10h00 e têm um custo de 9 euros, com 10% de desconto para a U.Porto.

Mais informações e inscrições através do e-mail [email protected] ou do telefone 220 408 195.