À descoberta da cobertura do edifício da Reitoria da U.Porto

reitoria_300_200É o regresso do Ciclo “Onde está a Engenharia Civil?” e vai acontecer já no próximo dia 8 de novembro, pelas 15h00, com uma visita guiada a um espaço desconhecido de um dos edifícios mais emblemáticos da Universidade do Porto: a cobertura do edifício da Reitoria, na Praça Gomes Teixeira.

Para explicar a complexidade dos trabalhos desenvolvidos na cobertura da “casa-mãe” da Universidade estarão o arquiteto Manuel Maria Reis e o engenheiro Mateus Gomes, conduzidos por António Silva Cardoso, professor da FEUP. Será sobretudo uma oportunidade única para perceber as grandes transformações que têm ocorrido no edifício, outrora Faculdade de Ciências e que mais tarde deu lugar à Reitoria.

Recorde-se que as obras da cobertura foram determinantes para o atual funcionamento de toda a estrutura ligada à Reitoria, pois é daí que saem todas as infraestruturas. Do ponto de vista da construção, destaca-se a complexidade da estrutura de madeira, especialmente interessante, não só do ponto de vista estrutural, como estético.

O ciclo de vistas/conferências “Onde Está a Engenharia Civil?” é uma iniciativa que se destina ao público em geral. Com estas visitas guiadas, pretende-se mostrar a importância que a Engenharia Civil tem no desenvolvimento da cidade e no progresso da nossa Sociedade.

Organizadas pelo Departamento de Engenharia Civil da FEUP e pelo núcleo do Porto do IACES (International Association of Civil Engineering Students), estas visitas têm uma lotação limitada e estão sujeitas a inscrição prévia, até ao dia 7 de novembro.