O violino que o estúdio de design IDEIA.M concebeu para a marca AVA foi distinguido nos prémios iF Design Award 2018.

O estúdio de design IDEIA.M foi distinguido com um iF Design Award 2018, um dos mais prestigiados prémios do mundo nesta área. Das mais de 6000 candidaturas vindas de 54 países, o design do violino AVA Royale destacou-se na categoria “Produto/Lazer”.

O instrumento produzido pela IDEIA.M, estúdio sediado no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, recebeu o reconhecimento de um júri constituído por 63 especialistas internacionais. O violino afirma-se pelo design inovador e pela engenharia de ponta na construção dos instrumentos musicais.

Criado para a AVA, marca de instrumentos musicais, o violino em fibra de carbono apresenta características únicas no estilo e comportamento, sendo o nível do som igual ao dos violinos de madeira. “Este instrumento tem recebido apreciações bastante positivas por parte dos músicos, o que revela que estamos perante um instrumento musical de elevada qualidade. É um exemplo de como um objeto cujo design se manteve cristalizado no tempo durante séculos pode evoluir sem perder a identidade”, refere Júlio Martins, CEO da IDEIA.M.

BMW, Ferrari e Apple são apenas algumas empresas que, juntamente com a IDEIA.M, foram distinguidas nesta edição do iF Design Award. Para o promotor da empresa portuense esta distinção “é um selo de qualidade, uma validação do trabalho que temos desenvolvido, que mostra que estamos entre o que de melhor se faz no mundo na área do design de produto”.

Um dos exemplares deste violino em fibra de carbono foi oferecido aos Reis de Espanha, aquando da visita ao Gabinete de Desenvolvimento de Produto e à IDEIA.M, empresa criada por Júlio Martins e João Petiz, alumni da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Desde 1953, a iF International Forum Design GmbH, organização de design independente mais antiga do mundo, reconhece os melhores projetos em todo o mundo nesta área. A entrega dos prémios decorreu no início de março, na sede da BMW, em Munique, Alemanha.