Maroš Šefčovič (foto: Sigmalive)

“Energia limpa e interligações energéticas”. É este o nome da conferência que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai acolher no próximo dia 17 de julho, numa iniciativa integrada num conjunto de visitas levadas a cabo pelo Vice-Presidente da Comissão Europeia (CE) Maroš Šefčovič, que pretendem apresentar as oportunidade energéticas oferecidas pela União Europeia (UE).

Promovida pela FEUP, em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), a conferência terá início às 10h30 com intervenção de Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto. Segue-se uma mesa redonda que vai abordar o tema “Portugal e as interligações energéticas”, onde Carlos Moreira, docente da FEUP e investigador do INESC TEC, Ana Estanqueiro, investigadora do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), António Sá da Costa, Presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis, Rodrigo Costa, Presidente Executivo da Rede de Energia Elétrica (REN) e Cristina Portugal, Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), serão os oradores participantes do painel.

Em simultâneo, vai ter lugar, a partir das 11h00, uma visita da Comitiva da Comissão Europeia às instalações do INESC TEC, especificamente ao Laboratório de Smart Grids, que tem por objetivo desenvolver e implementar soluções para gestão de redes elétricas com grande integração de fontes de energia renovável (microgeração) e cargas flexíveis, incluindo sistemas de carregamento de baterias de veículos elétricos.

Finalizada a visita, a Comitiva da Comissão Europeia vai juntar-se à conferência a decorrer na FEUP. O segundo bloco de intervenções abordará o tema das políticas públicas e europeias no âmbito das energias limpas e interligações energéticas, e conta com o Secretário de Estado da Energia de Portugal, Jorge Seguro Sanches, com o Ministro da Energia, Minas e Desenvolvimento Sustentável de Marrocos, Aziz Rabbah, e com o Secretário de Estado da Energia da Alemanha, Rainer Bake para lançarem a discussão.

A sessão de encerramento ficará a cargo de Maroš Šefčovič.

A entrada no evento é gratuita mediante inscrição prévia.