“Viagens na Minha Terra” na Galeria dos Leões

Exposição "Viagens na Minha Terra" (Galeria dos Leões)

Exposição combina os trabalhos de desenho e de gravura de Alcina Manuela Carneiro e Maria Afonso.

De 19 de setembro a 4 de outubro, a Galeria dos Leões (anexa à Loja da U. Porto, no edifício da Reitoria da Universidade) abre as portas a “Viagens na Minha Terra”, exposição de desenho e gravura que reúne trabalhos de Maria Afonso e Alcina Manuela Carneiro, ambas antigas estudantes da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP).

Segundo Paulo Almeida, professor da FBAUP, “Viagens na Minha Terra” é ” um projeto que reflete sobre a condição da viagem, mais como um verbo do que como nome. Nas diferenças entre as duas práticas, comprometidas com o desenho e a gravura, somos levados a pensar a viagem não como o tema narrativo de uma série de imagens ou o cenário de um texto a ser lido, mas como um processo criativo pelo qual as identidades subjetivas e coletivas se formam”, reflete o docente.

Licenciada em Artes Plásticas (Escultura) e mestre em  Desenho e Práticas de Impressão pela FBAUP, Alcina Manuela Carneiro assina um percurso artístico diversificado, no qual se destaca a elaboração de objetos/acessórios a partir de ilustrações (no âmbito do projeto de arte portátil DE.FEITO) ou a criação de ilustrações e de objetos escultóricos para a apresentação em passerele das coleções do designer Ricardo Andrez. Já Maria Afonso é licenciada em Artes Plásticas e possui um mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão pela FBAUP. Autora de múltiplos projetos ligados ao desenho, gravura, livros de artista, cerâmica, desenho performativo, é membro fundador e colaboradora do Clube de Gravura da Cooperativa Árvore (Porto).

Após a inauguração, marcada para as 15h00 desta sexta-feira, “Viagens na Minha Terra” poderá ser visitada de segunda a sábado, entre as 10 e as 18 horas. A entrada é livre.

Mais informações aqui.