UPTEC_Veniam1

A rede de WiFi criada da frota de autocarros da STCP é um dos melhores exemplos das potencialidades da tecnologia desenvolvida pela Veniam.

A Veniam, empresa criada por dois professores das universidades do Porto e de Aveiro e incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC), foi considerada pela cadeia televisiva norte-americana CNBC uma das 50 startups mais disruptivas do mundo.

Neste ranking das empresas cujas inovações estão a revolucionar paisagem empresarial, a Veniam ocupa a 28.ª posição de uma tabela liderada pela Uber e do qual fazem parte empresas mundialmente conhecida como a Airbnb, a Snapchat ou o Pinterest. Como é explicado pela própria CNBC, esta lista é constituída por “startups com uma visão de futuro que identificaram nichos de mercado inexplorados e têm potencial para se tornarem em negócios de milhares de milhões de dólares”.

Apostada em desenvolver soluções para a “internet em movimento” (internet of moving things), através da conectividade entre veículos, objetos móveis e utilizadores finais para ampliar a cobertura de rede WiFi a custos reduzidos, a empresa fundada no Porto já conseguiu perto de 27 milhões de dólares (perto de 24 milhões de euros) em investimento internacional, estando atualmente avaliada em 85,4 milhões de dólares (75,8 milhões de euros) , de acordo com a CNBC.

O melhor exemplo da inovação desenvolvida pela Veniam encontra-se na rede de autocarros da cidade do Porto, onde a tecnologia instalada por esta startup transforma cada um dos 400 veículos da STCP num hotspot de WiFi, interligando os autocarros entre si e estes à internet. Uma solução que permite oferecer internet grátis aos passageiros e a recolha de dados sobre o sistema de transportes e o trânsito da cidade à STCP. Um sistema que será ainda este ano replicado em Singapura e a médio prazo em várias cidades norte-americanas.

joaobarros_veniam

João Barros, professor da FEUP e fundador da empresa, é o CEO da Veniam.

Liderada por João Barros, a Veniam foi criada em 2012 por este Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e por Susana Sargento, docente da Universidade de Aveiro. As inovações tecnológicas da empresa foram distinguidas com diversos prémios internacionais quando, em 2014, Robin Chase e Roy Russell – fundadores e CEO e CTO da Zipcar, a maior empresa de car-sharing do mundo – entraram como investidores e co-fundadores da Veniam com o objetivo de expandir a empresa ao mercado norte-americano.

Desde então que a empresa tem a sua sede corporativa na cidade norte-americana de Mountain View, em pleno Silicon Valley, mantendo os seus laboratórios de desenvolvimento no Porto e Aveiro. Contudo, o ponto alto da carreira desta jovem empresa aconteceu em Fevereiro de 2016 quando a Veniam conseguiu captar um investimento de 22 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de euros) de um consórcio liderado pela Verizon Ventures, com a participação da Cisco Investments, da Orange Digital Ventures e da Yamaha Motor Ventures.