Vairão recebe encontro internacional sobre Culturas em Estufa

Estufas

Oportunidade para conhecer as mais recentes tecnologias e conceitos ligados às culturas protegidas, como é o caso desta estufa holandesa.

No dia 18 de setembro, o Campus Agrário de Vairão vai receber alguns dos maiores especialistas mundiais na área das culturas protegidas (culturas em estufa) que irão participar no “PlantUP – 1st International Meeting on Greenhouse Horticulture”.

Organizado pela Faculdade de Ciências e pelo IDARN – Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte, com o apoio da Associação Portuguesa de Horticultura e da AgroTec, este encontro internacional está aberto a toda a comunidade académica e empresarial (a participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória através do site www.plantup.up.pt).

Tendo por objetivo contribuir para o aumento da competitividade, da sustentabilidade e do nível de inovação do setor das culturas protegidas em Portugal e, particularmente, na Região Noroeste, o PlantUP conta ainda no seu programa com uma visita técnica a produtores locais (produção em hidroponia com elevada incorporação tecnológica) que irá decorrer no dia 19 de setembro, das 8h30 às 13h.

A inscrição para a visita está limitada a 50 participantes pelo que quem estiver interessado deverá inscrever-se o mais brevemente possível.

O “Plant UP – 1st International Meeting on Greenhouse Horticulture” integra-se na estratégia de desenvolvimento do futuro Centro de Competências em Culturas Protegidas no Campus Agrário de Vairão.

A Universidade do Porto pretende, assim, contribuir para o aproveitamento das condições naturais que Portugal apresenta para a produção de frutos, legumes e flores de elevada qualidade ao longo de todo o ano, em condições de cultivo em estufa. Atualmente, este potencial está largamente subaproveitado, como demonstrado pela balança comercial negativa a nível destes produtos.