Mais de 100 docentes, funcionários, estudantes e investigadores da U.Porto já aderiram ao Projeto U-Bike. (Fotos: Egidio Santos/U.Porto)

Após a entrega das primeiras bicicletas, em outubro passado, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) abre, de 1 a 15 de fevereiro, uma nova fase de candidaturas ao Projeto U-Bike, que tem como objetivo disponibilizar 220 bicicletas elétricas e 45 convencionais aos membros da comunidade académica da U.Porto.

Ao todo são 115 as bicicletas elétricas que serão agora “emprestadas” para uso dos docentes, funcionários, estudantes e investigadores da U.Porto. A atribuição das bicicletas é definida através de um processo de candidatura online para período de tempo escolhido pelo candidato (6, 9 ou 12 meses).

Para que permaneça com a bicicleta durante o período de tempo a que se candidatou, e de forma a atingir o impacto ambiental positivo a que se propõe este projeto, o utilizador deverá perfazer uma média mensal de cerca 200 quilómetros.

Os interessados devem candidatar-se no site do CDUP, através do preenchimento do formulário de candidatura que ficará disponível a partir de 1 de fevereiro.

Para além da U.Porto, o projeto U.bike envolve mais 14 instituições de ensino superior nacionais e, no total, deverá colocar em circulação mais de 3.200 bicicletas (2.096 elétricas e 1.138 convencionais) em todo o país. Para além de estimular a prática de exercício físico entre os estudantes universitários, pretende-se ajudar a diminuir a utilização de transportes emissores de gases poluentes.

O projeto U-Bike Portugal é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Mais informações em cdup.up.pt/ubike ou através do e-mail [email protected].