O UPTEC é uma das estruturas da U.Porto que serão visitadas pela comitiva brasileira.

Uma comitiva da Universidade de São Paulo (USP) está de visita esta semana – 28 a 30 de outubro – à  U.Porto para conhecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Universidade, assim como as atividades de ensino e aprendizagem criadas no âmbito destas áreas.

Composta pelos docentes Adriano Tech, Celso Carrer e César Lima, a comitiva da USP – considerada a melhor universidade da América Latina de acordo com vários dos principais rankings internacionais do Ensino Superior –  vai passar por diferentes organismos da U.Porto ligados à  produção de investigação & desenvolvimento no campo do empreendedorismo. A visita será também uma oportunidade para criar laços entre as duas universidades, abrindo possibilidades de cooperação institucional no domínio das atividades de ensino e valorização relacionadas com gestão, investigação & desenvolvimento, a inovação e empreendedorismo.

A visita arrancou esta segunda-feira-feira com uma primeira reunião, com a participação de Carlos Brito, pró-Reitor da U.Porto para a Inovação e Empreendedorismo. Até quarta-feira, a comitiva vai ainda encontrar-se com elementos das faculdades de Engenharia (FEUP) e Economia (FEP) e da Porto Business School, estando ainda agendada – para quarta-feira – uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Foco central na estratégia de desenvolvimento que a instituição tem procurado implementar durante a última década, a aposta da U.Porto na promoção de estruturas e iniciativas de promoção e apoio ao empreendedorismo entre os seus estudantes, docentes e investigadores constitui um exemplo de boas práticas a nível nacional e internacional. Isso mesmo foi reconhecido pela COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação quando distinguiu a U.Porto em duas edições (2007 e 2012) do ” Prémio Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo”.

Já este ano, coube ao UPTEC receber o Prémio Europeu RegioStars 2013, na categoria “Crescimento Inteligente”, galardão equiparado aos “óscares” para projetos na área do desenvolvimento regional a nível europeu.