A campanha chegará à comunidade através de cartazes físicos e das plataformas da Universidade nas redes sociais. (Foto: DR)

As férias aproximam-se para a grande maioria das pessoas e para muitos animais é também sinónimo de abandono. De forma a sensibilizar toda a comunidade académica da Universidade do Porto para esta realidade, o UPVet – Hospital Veterinário da Universidade do Porto, que está integrado no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) – promove, a partir desta segunda-feira, uma campanha de sensibilização contra o abandono de animais.

A decorrer até final de setembro, dentro dos espaços da U.Porto, nomeadamente nas diversas faculdades e institutos, a campanha contará com vários slogans e imagens alusivas ao abandono animal. “Não me deixes sozinho!” ou “Foi porque roí o chinelo?” e ainda “Podes esquecer-te de mim, mas eu nunca vou esquecer de ti!” são os motes que chegarão à comunidade académica (e não só) através de cartazes físicos, bem como das plataformas da Universidade nas redes sociais.

Com esta ação pretende-se também alertar para o número crescente de animais que são recolhidos na rua. Um número que, só entre janeiro e agosto do ano passado, terá ascendido aos 14.000 mil animais, segundo dados da Ordem dos Veterinários.

A campanha vai chegar à comunidade através de cartazes físicos (na foto), bem como das plataformas da U.Porto nas redes sociais. (Foto: DR)

“A nossa responsabilidade enquanto cuidadores compromete-nos em todos os compromissos que assumimos durante a vida. Se isto é claramente verdade para todos os que são os “nossos” deverá ser também verdade para os “nossos” fiéis animais de companhia”, aponta Henrique Cyrne de Carvalho, diretor do ICBAS,.

Já Jorge Ribeiro, membro da comissão de gestão do UPVet, refere que «a adoção de um animal de companhia tem de ser um ato consciente e responsável. Ao assumirmos ser cuidador de um animal, estamos a aceitar um compromisso para toda a vida junto dos nossos fiéis amigos».

É por isso que “o UPVet tem apoiado a adoção responsável através de um protocolo com a Câmara Municipal do Porto, tendo em vista o estímulo da adoção e o controlo da natalidade de animais abandonados, ajudando também a combater o abandono». Afinal,  «ninguém merece o abandono, ninguém pode ser deixado para trás. Esse é o nosso dever», remata o docente do ICBAS.

Sobre o UPVet

O UPVet – Hospital Veterinário da Universidade do Porto é um Centro de atendimento veterinário integrado nos serviços à comunidade do ICBAS, que dá formação prática dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e presta serviços clínicos veterinários à população, tendo inclusivamente um serviço permanente de urgência.