Clara Gonçalves, diretora executiva do UPTEC, (no centro) com o prémio “Deep Tech Partner of the Year 2017” da Microsoft Portugal.

O UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto foi galardoado com o prémio “Deep Tech Partner of the Year 2017”, galardão atribuído no evento Ativar Portugal Startups da Microsoft Portugal e que premeia o trabalho desenvolvido pelo UPTEC na ligação da Universidade ao meio empresarial.

Na terceira edição do Ativar Portugal Startups esteve em debate a importância do recurso a avanços tecnológicos e científicos – conhecidos como deep tech – pelas startups nacionais, para garantir vantagens competitivas no mercado global.

A Microsoft voltou, assim, a concentrar os principais players do ecossistema empreendedor tecnológico nacional – onde se incluem incubadoras, aceleradores, investidores, mentores, clientes e potenciais entidades de apoio à promoção nacional e internacional. Durante o evento, realizaram-se mais de 250 sessões de speed-dating entre startups, clientes e venture capitals, contando também com mais de 20 speakers portugueses e internacionais.

Para além do UPTEC, foram também premiados a CoolFarm, com a distinção de “Startup of the Year 2017”, e a Startup Braga com o prémio de “Ecosystem Partner of the Year 2017”,.

Criado em 2007, o UPTEC já acompanhou o crescimento de mais de 450 projetos empresariais, em áreas tão variadas quanto as Nanotecnologias, Novos Materiais e Produção, Energia, Saúde, Biotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Média Digitais, Arquitetura, Marketing Interativo, Produção de Conteúdos. Atualmente, apoia o desenvolvimento de 197 projetos empresariais, tendo já graduado 51 empresas. No conjunto trabalham mais de 2300 colaboradores, sendo que 90% são graduados e pós-graduados.