Escola de Startups do UPTEC conta com a parceira do Vodafone Power Lab. (Foto: UPTEC)

Estão abertas, a partir de 12 de outubro, as candidaturas a mais uma edição da Escola de Startups do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. O programa de aceleração de 4 meses vai apoiar 20 ideias que aliem conhecimento e negócio.

A Escola de Startups do UPTEC promove o desenvolvimento e consolidação de projetos empresariais de âmbito criativo, tecnológico e científico. Ao longo de oito edições, já acompanhou mais de 150 ideias de negócio e cerca de 400 jovens empresários.

Com o intuito de validar a viabilidade dos projetos empresariais, o UPTEC elaborou um programa intensivo de formação especialmente criado para ideias de negócios em fase de desenvolvimento, que abordará temas como: modelo de negócio, mercado e estratégia, propriedade intelectual, empresas e lei, finanças, financiamento, produtividade, preço/vendas e comunicação empresarial.

Os promotores das ideias selecionadas para a Escola de Startups terão, também, oportunidade de trabalhar num espaço do UPTEC, fazer parte de uma rede de empresas nacionais e internacionais e receber mentoriade empresários seniores e parceiros estratégicos.

“Nesta edição, intensificamos a ligação do programa à Universidade com iniciativas, abertas à comunidade, que juntam professores e empresários da grande indústria portuguesa. Reforçamos, também, as interações com parceiros especialistas que partilham competências essenciais para a aceleração de uma ideia de negócio. Convidamos, por exemplo, um ator para trabalhar a presença perante uma plateia e a comunicação corporal dos empreendedores.”, destaca Clara Gonçalves, diretora executiva do UPTEC.

As ideias selecionadas para a Escola de Startups têm, também, a possibilidade de receber apoio do Vodafone Power Lab, programa da Vodafone Portugal de incentivo à inovação e ao empreendedorismo. As melhores ideias de natureza tecnológica vão poder frequentar de forma gratuita o programa da Escola de Startups e ficarão, desde logo, habilitados a integrar o Vodafone Power Lab, que além de apoio na incubação, oferece mentoring e formação, entre outras condições que apoiam o desenvolvimento de novas empresas.

Os projetos que pretenderem frequentar a Escola de Startups do UPTEC devem candidatar-se até ao dia 29 de outubro em: www.escoladestartups.org. Os promotores das ideias de negócios selecionadas serão contactados a partir de 6 de novembro.