UPTEC_ClimateLaunchPad

Os três finalistas nacionais representarão Portugal na Estónia, em Outubro. Foto:DR

Estão abertas as candidaturas para um novo programa de apoio a ideias de negócio em cleantech, promovido pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. O ClimateLaunchpad, maior competição do mundo na área da inovação associada ao clima, é uma iniciativa da União Europeia que já está presente em 30 países.

Lançada em 2014, a competição proporciona o ecossistema ideal para a transformação de ideias sustentáveis em negócios globais. Em dois anos, o Climate LaunchPad recebeu mais de 1200 candidaturas de toda a Europa. Em 2016, o programa arranca em Portugal, através do UPTEC, com o apoio da SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação.

Os projetos seleccionados para o programa receberão apoio na gestão e validação da ideia de negócio, treino de pitch e acesso à rede europeia de contactos da Climate-KIC . A participação garante, ainda, a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado, sessões de mentoria, e de apresentar o negócio a um painel de especialistas nacionais e internacionais.

Os três vencedores da competição nacional representarão Portugal na final europeia, que se realizará em Tallin, Estónia, de 7 a 8 de outubro. O grande vencedor da competição europeia receberá um prémio monetário no valor de 10 mil euros.

Ao Climate LauchPad podem concorrer todas as ideias de negócio ou startups que não tenham mais de um ano de atividade, nem tenham recebido investimento superior a 200 mil euros. As candidaturas têm de ser redigidas em inglês e devem ser submetidas até 22 de junho em www.climatelaunchpad.org/application-form/.