A nova rede social está especialmente destinada a desportistas amadores.

A pensar nos apaixonados pelo desporto que muitas vezes acabam por ficar em casa por falta de parceiro ou local para jogar, surge uma nova rede social que promete acabar com estas situações. A Playnify é uma rede social com origens na Universidade do Porto (a startup está sedeada no Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto – UPTEC) e está determinada a ligar as pessoas de todo o mundo através do desporto.

A divisão é simples: no Facebook partilham-se as nossas vidas com os nossos amigos. No LinkedIn encontram-se oportunidades de negócios. Na Playnify partilha-se a nossa vida desportiva e encontramos jogadores e jogos.

Para além das valências “típicas” de uma rede social (encontrar e ligar-se a outros utilizadores, neste caso, desportistas que pratiquem as mesmas modalidades), a Playnify apresenta uma série de ferramentas inovadoras para organizar eventos desportivos de forma descomplicada e rápida, prometendo acabar com situações tão comuns como desagradáveis: os jogos de futebol que se atrasam porque faltam jogadores ou as partidas de basquetebol que “ficam para outro dia” porque o pavilhão do costume está ocupado, por exemplo.

As inovações desta rede social assentam também na aposta pela usabilidade e simplicidade para acabar com as múltiplas SMS e os e-mails de última hora. A pesquisa de partidas a decorrer torna-se mais fácil, com a introdução do conceito de “comunidades desportivas”: futebol, basquetebol, voleibol, squash, ténis, padel, btt, ciclismo e corrida são as modalidades para já suportadas. Dentro destas comunidades será possível encontrar jogos e jogadores, classificar equipas e locais (outra das grandes novidades) de acordo com vários critérios e ainda criar ou desafiar equipas para partidas. Os mais orgulhosos das suas proezas desportivas podem também partilhar os seus últimos resultados, através da integração da Playnify com o Facebook.

O registo e manutenção de um perfil no Playnify é completamente gratuito.