2012 fica marcado pelo arranque da construção do novo edifício do Polo do Mar do UPTEC (projeção).

O ano de 2012 foi um ano de forte crescimento para o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC). Em apenas um ano, o “berço de inovação” da U.Porto iniciou a construção de dois novos edifícios, inaugurou um e aumentou o número de empresas incubadas e graduadas.

Durante o ano de 2012, o UPTEC acolheu 41 novos projetos, atingindo um total de 113 empresas residentes, e 143 projetos altamente inovadores, apoiados ao longo dos últimos 5 anos.

Em termos de infraestruturas, o Parque iniciou as obras da segunda fase do Edifício Central do UPTEC, uma infraestrutura que alojará brevemente 72 empresas tecnológicas, arrancou com as obras do Centro de Incubação do Polo do Mar do UPTEC, em Leça da Palmeira com capacidade para 32 empresas e inaugurou o Centro de Inovação do UPTEC. Este último, 100% dedicado à inovação, já alberga algumas das mais inovadoras empresas nacionais e internacionais, como a Sonae IndústriaARCP,ISAInovRetailTweasyAMT, etc.

A qualidade e o trabalho desenvolvido pelos projetos instalados no UPTEC foi também reconhecido por várias entidades que premiaram as empresas, desde a tecnologia à arquitetura. Durante o ano de 2012, as empresas do UPTEC conquistaram 19 prémios nacionais e internacionais.

Os resultados agora conhecidos demonstram o potencial de empreendedorismo e inovação existente em Portugal, com especial destaque na região Norte e no seu meio académico, sendo um forte impulsionador da economia nacional, gerando negócios inovadores que competem nos principais mercados internacionais e já representam mais de 900 empregos criados.