U.PORTO GENERATIONS – Família Pereira Pinto

Fernando Pereira Pinto e Fernanda Moura Pinto (Foto: Egidio Santos/ U.Porto)

 

Foi na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) que a família Pereira Pinto desenhou o seu percurso universitário.

Fernando Pereira Pinto licenciou-se em História pela FLUP, mas a sua carreira sempre esteve ligada ao jornalismo. Foi diretor adjunto do Jornal de Notícias, da revista Sábado e diretor da Teledifusão de Macau. Passou por meios de comunicação como o Expresso, revista “Europe” de Paris, revista Moderna e foi co-autor de Guias do Património Histórico-Cultural. Apaixonado pela história, foi na FLUP que se tornou mestre, na mesma área de estudo. Deu aulas em diferentes escolas do ensino básico, ao secundário, passando pelo ensino superior.

Em 2011, e com 71 anos recheados histórias e experiências, Fernando cumpre a ambição de se doutorar em História. E assim o fez, a 8 de maio de 2015, quando apresentou as provas de doutoramento sobre a tese “Discursos e contextos da afirmação da economia do mar (sécs XX/XXI)”. É na FLUP que se cruza com a filha, Fernanda, também ligada às letras e humanidades.

Fernanda licenciou-se em Filosofia em 2004, mas é anos mais tarde que percorre, ao mesmo tempo que o pai, os corredores da faculdade. Em 2014, completa a segunda licenciatura, desta vez em Línguas, Literaturas e Culturas, ao mesmo tempo que Fernando terminava o Doutoramento.

Talvez inspirada pelo pai, Fernanda prosseguiu com o Mestrado em Filosofia, que terminou em novembro de 2016. Quem sabe não segue as pisadas do pai…

Conheça outras famílias e histórias U.PORTO GENERATIONS aqui.