alumni_22_capa

Pormenor da capa da U.Porto Alumni nº 22.

Já se encontra disponível para download gratuito a 22.ª edição (agosto de 2015) da “U.Porto Alumni”, a revista dos Antigos Estudantes da Universidade do Porto. A versão online pode ser encontrada na plataforma issuu (ver abaixo) e no site da U.Porto, na secção dedicada às “Publicações Periódicas”.

Nesta edição, dá-se conta de uma “revolução” em marcha na Universidade, traduzida  num conjunto de transformações profundas nas metodologias de ensino da U.Porto (rubrica Em Foco) . Trata-se, pois, de uma revolução ao nível pedagógico, decorrente da introdução de um conjunto de inovações, muitas delas tecnológicas, nas salas de aula.

Inovador é também Eduardo Aires, o designer que concebeu a nova identidade visual da cidade. Nesta edição, traça-se o perfil do autor da marca “Porto.” e inventaria-se os seus principais projetos (Percurso). A “U.Porto Alumni” esteve também à conversa com outro primus inter pares da comunidade académica da U.Porto, o arquiteto Nuno Portas, que falou do SAAL, das cidades contemporâneas e de urbanismo em geral (Face-a-Face).

Destaque também para a nova estratégia para a empregabilidade da U.Porto (Porto, Cidade, Região), para os novos avanços científicos na área da regeneração celular (Investigar) e para a reabertura do renovado Planetário do Porto (Cultura).

Nesta edição, recordam-se ainda as peripécias do edifício que acolheu a Reitoria na Rua D. Manuel II (Vidas e Voltas) e entra-se no estranho mundo dos LIKEarchitects (Empreender).

Esta edição volta também a apostar o progressivo enriquecimento da “U.Porto Alumni” com conteúdos multimédia. Fruto de uma parceria com a TVU., este trabalho pode ser comprovado nas entrevistas a Eduardo Aires e Nuno Portas ou numa numa visita ao renovado Planetário do Porto (ver vídeos).

“U.Porto Alumni” nº 22, bem como as edições anteriores da revista, estão disponíveis para consulta na plataforma issuu.