Capa da U.Porto Alumni nº 19.

Já se encontra disponível para download gratuito mais uma edição (janeiro de 2014) da “U.Porto Alumni”, a revista dos Antigos Estudantes da Universidade do Porto. A versão online pode ser encontrada na plataforma issuu (ver abaixo) e no site da U.Porto, na secção dedicada às “Publicações Periódicas”.

Neste 19.º número UPorto Alumni olha-se “Em Foco” para alguns dos mais recentes avanços da Universidade no campo das ciências da saúde. Uma viagem que começa no novo Laboratório de Investigação de Medicina Regenerativa (LIMR) e que se completa com novas terapias desenvolvidas a partir da nanomedicina e da engenharia biomédica, aplicações informáticas vocacionadas para os cuidados de saúde, entre outros projetos que as unidades orgânicas e centros de investigação da U.Porto estão a desenvolver nesta área.

As Letras ocupam também um lugar de destaque numa edição em que o lançamento do romance “Ara”, de Ana Luísa Amaral, marca o arranque de um “Frente a Frente” com a professora e antiga estudante da Faculdade de Letras ( FLUP) e uma das autoras mais importantes da literatura portuguesa atual. Pelo caminho, cruza-se o “Percurso” de Miguel Miranda, antigo estudante da Faculdade de Medicina (FMUP) já distinguido com alguns dos mais importantes galardões literários nacionais.

Ainda neste número, há espaço para conhecer a nova estratégia museológica da U.Porto (“Cultura”),  as inovações tridimensionais da 3Decide, uma spin-off da Faculdade de Engenharia (FEUP) instalada no UPTEC (“Empreender”) ou a tese de doutoramento que valeu a Giovanni Tedesco a primeira edição do Prémio Nicolau Nasoni, destinado a estudantes estrangeiros de pós-graduação da U.Porto com trabalho dedicado à vida e obra do autor da Torre dos Clérigos (“Investigar”). Finalmente, abre-se a máquina do tempo rumo ao Portugal de 1976, ao encontro do legado de José Morgado, vice-reitor da U,Porto que assumiu a gestão da Universidade num dos períodos mais conturbados da sua história.

Esta edição marca ainda a primeira etapa de um processo que prevê o progressivo enriquecimento da “U.Porto Alumni” com conteúdos multimédia. Fruto de uma parceria com a TVU, este trabalho já pode ser comprovado numa visita ao LIMR / ICBAS e num encontro com Ana Luísa Amaral.

“U.Porto Alumni” nº 19, bem como as edições anteriores da revista, estão disponíveis para consulta na plataforma issuu.