A internacionalização da U.Porto é o tema em foco da última edição da ALUMNI.

Já se encontra disponível no site da U.Porto a décima sétima edição (dezembro de 2012) da revista “U.Porto Alumni”, dedicada aos antigos estudantes da Universidade do Porto. A versão online pode ser encontrada na secção dedicada às “Publicações Periódicas”, dentro de “Notícias e Media”. O download é gratuito.

No culminar de um ano em que a U.Porto bateu todos os recordes ao nível da mobilidade estudantil, esta “U.Porto Alumni” dedica as páginas centrais (“Em Foco”) à aposta que a Universidade vem fazendo nas últimas décadas no campo da internacionalização. Ao longo de oito páginas, percorre-se o sucesso dessa estratégia através das histórias de vida de alumni, professores, investigadores e empresários portugueses e estrangeiros cujo percurso está ligado à U.Porto.

A ciência e a inovação são outros temas em foco numa edição que traça um diagnóstico à ciência que se faz em Portugal num “Face a Face” com o investigador Claudio Sunkel, diretor do IBMC – Instituto de Biologia Molecular e Celular e professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). De resto, há espaço para conhecer a Tweasy, a primeira empresa estrangeira a sediar-se no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (“Empreender”), e o “novo” LABIOMEP – Laboratório de Biomecânica do Porto (“Investigar”).

Na despedida de 2012, a ALUMNI revisita ainda o “Percurso” de Carlos Daniel, cara conhecida da televisão e antigo estudante da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP); e abre as portas da Clínica Veterinária do ICBAS – UPVET (“Porto Cidade Região”), em funcionamento no novíssimo complexo ICBAS/FFUP (“Alma Mater”). Destaque também para a homenagem prestada a Júlio Resende “(Cultura”), um ano após a morte daqueles que é um dos grandes mestres saídos das “telas” da Escola Superior de Belas Artes do Porto, antecessora das faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da U.Porto.

“U.Porto Alumni” nº 17 também pode ser consultada na plataforma issuu: