O Consórcio UNorte.pt foi assinado em 2015, entre a U.Porto, UMinho e UTAD. (Foto: DR)

As equipas reitorais das universidades que integram o consórcio UNorte.pt – Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – reuniram no passado dia 13 de março, na Reitoria da Universidade do Porto, para análise da atividade conjunta dos primeiros dois anos de trabalho e definição da estratégia das ações e iniciativas futuras. Em discussão estiveram os projetos UNorte eXtension School no âmbito do ensino a distância, UNorte Inova, Restartup e Noroeste Empreendedor no domínio da inovação e empreendedorismo e os projetos de modernização administrativa, UNorte Gateway e de excelência operacional na ação social escolar, SAS UNorte.

Os três reitores e os membros das respetivas equipas reitorais congratularam-se com os resultados obtidos, nomeadamente com o conjunto de projetos já aprovados, que totalizam um investimento de mais de 10 milhões de euros. Investigação, educação e ensino à distância, inovação e empreendedorismo, cultura, empregabilidade, ação social e administração e gestão foram os principais temas em debate.

Em análise estiveram também as estratégias de comunicação e de promoção nacional e internacional das atividades conjuntas, incluindo a aprovação da marca UNorte.pt.

Em cima da mesa estiveram ainda as dificuldades impostas à gestão administrativo-financeira dos projetos em curso, bem como o atraso no lançamento dos projetos estratégicos de I&D, considerados como muito importantes na construção de uma estratégia de especialização regional baseada no conhecimento e na inovação.

Assinado a 9 de janeiro de 2015, o UNorte.pt trata-se do primeiro consórcio estabelecido entre universidades portuguesas. É constituídos pelas universidade do Porto, Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem como principal objetivo a articulação conjunta nos mais variados domínios, numa estratégia de promoção da região norte de Portugal.