UNorte_Basquetebol2

A primeira equipa desportiva conjunta das universidades do UNorte.pt está já em treinos para preparar a participação nos Friendship Games.

O consórcio de universidades UNorte.pt vai ter a sua primeira representação desportiva internacional. De 25 a 30 de maio, a primeira equipa conjunta de estudantes das universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro vai disputar em Israel a 11.ª edição dos Friendship Games.

Este torneio de basquetebol universitário, criado sob a égide de “Jogos da Amizade” com o intuito de promover a aproximação de países em conflito, vai contar este ano com equipas de nove países. Para além da equipa do UNorte.pt, em representação de Portugal, estarão presentes equipas de universidades de Israel, Palestina, Jordânia, Ucrânia, Polónia, Lituânia Croácia e Alemanha.

A equipa do UNorte.pt, que participa a convite da Universidade de Telavive, é constituída por 10 atletas – António Moreira (U.Minho), José Costa (U.Minho), José Miranda (U.Porto), José Pita (UTAD), Luís Araújo (U.Minho), Pedro Catarino (U.Porto), Pedro Dias (U.Minho), Pedro Lopes (U.Porto), Pedro Mota (UTAD) e Ricardo Stringfelow (UTAD) – treinados por Américo Santos, professor da FADEUP. A delegação, chefiada por Bruno Almeida (U.Porto) e João Ribeiro (UTAD), parte para dia 25 de maio para Eilat, Israel, mas encontra-se já em treinos nas instalações da Universidade do Minho.

Este é apenas o mais recente exemplo da conjugação de esforços entre as universidades do Porto, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro, no âmbito do consórcio UNorte.pt. Além desta primeira representação conjunta, os serviços desportivos das três universidades estão a também já a coordenar estratégias conjuntas para promover o aumento da prática desportiva das suas comunidades académicas.