Em 2012, o 1º Prémio nacional do Startup-Programme foi conquistado por uma equipa de estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto.

O Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai ser palco, esta segunda-feira, dia 15 de abril, da Pré-seleção Regional Norte do programa de empreendedorismo STARTUP.

O STARTUP Programme (antigo Graduate Programme), promovido a nível mundial pela Junior Achievement, visa aproximar a comunidade estudantil da realidade empresarial, oferecendo uma formação empreendedora a estudantes universitários. Para isso, os participantes são desafiados a criar e desenvolver o plano de negócios e a proposta de investimento de uma nova empresa (fictícia) com um produto ou serviço inovador, devendo assim potenciar competências como a liderança e criatividade, o trabalho em equipa e a capacidade de arriscar.

Na sessão desta segunda feira, estarão em competição 11 equipas que frequentam o programa como atividade extracurricular e uma equipa que o desenvolveu inserida numa unidade curricular (UC), acompanhadas por 11 professores voluntários da U.Porto e 10 voluntários do Millennium BCP.

A FLUP encontra-se representada na competição com estudantes da Licenciatura e Mestrado em Ciência da Informação que integram quatro das equipas a concurso.

Recorde-se que o STARTUP Program (antigo Graduate Programme) conta a participação de estudantes de diversas universidades nacionais e tem tido na Universidade do Porto um parceiro bem-sucedido. Desde a criação do projeto, a U.Porto somou três vitórias consecutivas na competição nacional e um primeiro lugar europeu na edição de 2011 do “Start-Up Company of the Year”, com o projeto “Flicks”, que propõe um sistema inovador de deteção de incêndio.

O programa completo do evento está disponível aqui.