Universidades norte-americanas apresentam-se à U.Porto

Os estudantes podem candidatar-se para a bolsa de mestrado ou doutoramento até dia 30 de março.

Várias universidades norte-americanas vão “passar” esta quinta-feira, dia 15 de março, pela Reitoria da Universidade do Porto, para apresentarem um conjunto de bolsas e outras oportunidades disponíveis para estudantes portugueses que pretendam estudar nos Estados Unidos da América (EUA). Promovida pela Fulbright Portugal, esta feira vai decorrer entre as 16h00 e as 19h00 e é de entrada livre.

Ao longo do evento, os representantes das universidades dos EUA vão ter a possibilidade de prestar  mais informações sobre os cursos que disponibilizam, assim como as formações, estágios e bolsas de desporto disponíveis. Entre as instituições cmo presença confirmada incluem-se  o Aeronautical and Aerospace Institute of Puerto Rico, em Aguadilla, Porto Rico; a Diablo Valley College, em Pleasant Hill, Califórnia; o Indiana Institute of Technology (Indiana Tech), em Fort Wayne, Indiana; o New Jersey Institute of Technology, em Newark, Nova Jérsia; a North Park University, em Chicago, IIlinóis; a Orange Coast College, em Costa Mesa, Califórnia; a SCAD Savannah College of Art and Design, em Savannah, Georgia; a University of North Carolina – Wilmington, em Wilmington, North Carolina; e a Western Michigan University, em Kalamazoo, Michigan.

Além da apresentação das instituições, haverá também espaço para a divulgação de uma bolsa para mestrado e doutoramento em universidades dos EUA, no ano letivo de 2019/2020. A bolsa inclui financiamento até 25 mil dólares americanos para o primeiro ano de estudos (com possibilidade de financiamento adicional nos restantes anos), além de apoio nos processos de candidatura, acompanhamento do bolseiro, seguro de saúde e acidentes, entre outros benefícios. O concurso para a bolsa termina no dia 30 de março. Todos os detalhes de elegibilidade, prazos e candidaturas podem ser consultados na página oficial e no regulamento, assim como na sessão desta quinta-feira.

Na sessão serão também apresentadas ainda algumas oportunidades para as próprias instituições de ensino superior portuguesas. Os concursos abertos possibilitam que as instituições recebam assistentes de inglês, professores e investigadores americanos, no âmbito das suas atividades. As oportunidades para instituições podem ser consultadas aqui.

A feira insere-se numa digressão pela Península Ibérica promovida pela EducationUSA. que vai ainda passar por Lisboa, Madrid, Barcelona e Valência.