Centenário da Universidade do Porto. 22 de Março de 2011.

Centenas de reitores de toda a Europa vão estar no Porto para o Fórum de Financiamento da EUA.

Nos dias 6 e 7 de outubro, a Universidade do Porto vai organizar o terceiro Fórum sobre Financiamento da European University Association (EUA), reunião bienal da associação mais representativa do Ensino Superior europeu, constituída por mais de 800 universidades de 47 países do continente europeu.

Durante estes dois dias, centenas de reitores, administradores universitários e decisores políticos de toda a Europa vão reunir-se no Porto para discutir os crescentes desafios de financiamento que se colocam às universidades europeias.

Entre o largo número de oradores encontra-se o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, o Diretor-Geral Adjunto para a Investigação e Inovação da União Europeia, Patrick Child, e representantes de governos e associações de reitores de toda a Europa.

Numa altura em que as finanças públicas estão sob pressão em toda a Europa, os modelos de financiamento das universidades estão a ser revistos com o objetivo de racionalizar despesas, gerar maior valor acrescentado e aumentar a eficiência no Ensino Superior. Paralelamente as universidades têm uma crescente urgência em demonstrar e quantificar a sua contribuição para a sociedade, tanto em termos sociais, como em termos económicos.

Por isso, esta terceira edição do Fórum sobre Financiamento terá como tema “Universidades eficientes: Valor para a sociedade”. Durante o fórum serão apresentados os resultados do último estudo do Observatório do Financiamento Público da EUA, que analisa os sistemas de financiamento em 28 países europeus, demonstrando a crescente tendência de governos europeus em diminuir as verbas de financiamento para as universidades, mesmo quando o número de estudantes se encontra numa tendência de crescimento.

Por outro lado, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer e debater os resultados da avaliação intercalar de alguns dos mais importantes programas comunitários de financiamento do Ensino Superior, nomeadamente o Horizonte 2020 e o Erasmus+. Neste Fórum serão apresentados os resultados preliminares da consulta aos membros da EUA sobre a eficácia destes programas, com dados sobre a importância dos financiamentos nacional para o sucesso de candidaturas ao Horizonte 2020 e sobre os custos que taxas baixas de sucesso nas candidaturas podem representar.

As sessões deste Fórum de Financiamento da EUA irão decorrer no Auditório do Seminário de Vilar. Os trabalhos terão início às 9 horas do dia 6 de outubro com as intervenções do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e do Presidente da Universidade Pierre and Marie Curie (França) e membro da administração da EUA, Jean Chambaz. O encerramento do Fórum está marcado para as 15h30 de 7 de outubro, a cargo do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal.