EXP3

A parceria entre U.Porto, UTAD e U.Vigo foi formalizada no dia 28 de abril com a assinatura do respetivo protocolo de cooperação.

Três feiras de emprego internacionais organizadas por três das maiores universidades do Norte de Portugal e da Galiza até ao final do ano. Este é o primeiro resultado prático do protocolo de cooperação assinado no dia 28 de abril entre as universidades do Porto, de Trás-os-Montes e Alto Douro e de Vigo para promover a empregabilidade dos seus estudantes.

Numa iniciativa inédita em ambos os lados da fronteira, as três universidades decidiram unir esforços no apoio à procura de emprego e gestão de carreiras dos seus estudantes e graduados. A cooperação entre as três instituições irá alargar-se para além da organização de feiras de emprego, contemplando também a divulgação de ofertas de emprego, a criação de seminários, workshops e cursos de educação contínua, a realização de estudos e publicações e o intercâmbio de recursos humanos e partilha de serviços.

Através deste protocolo, a Feira Internacional de Emprego criada em 2015 pela Universidade do Porto vai saltar fronteiras e estender-se este ano à UTAD e à Universidade de Vigo e a todas as empresas e instituições do Norte de Portugal e da Galiza. Duas edições presenciais da FINDE.U vão realizar-se em novembro no Porto (dias 2 e 3) e em Vigo (dias 8 e 9), mas a primeira edição do ano irá decorrer já de 30 de maio a 3 de junho na World Wide Web.

A Feira Virtual de Emprego, realizada na plataforma da rede europeia de serviços de emprego EURES, conta já com a inscrição de 140 empresas que manifestaram a sua vontade em utilizar esta oportunidade para recrutar os seus futuros colaboradores entre os mais de 61 mil estudantes e 100 mil diplomados das universidades do Porto, de Trás-os-Montes e Alto Douro e de Vigo. As inscrições também já se encontram abertas para estudantes e diplomados que desejem mostrar o seu talento ao mundo.

protocolovigo2

A apresentação da parceria decorreu na Universidade de Vigo, perante uma plateia de representantes de várias universidades europeias empenhadas na promoção do emprego e do empreendedorismo.

A parceria entre as três universidades foi formalizada no dia 28 de abril, em Vigo. Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da U.Porto, Salustiano Mato, reitor de Vigo, e Artur Cristóvão, vice-reitor da UTAD, assinaram o protocolo de cooperação entre as três instituições numa cerimónia que teve entre o público representantes de várias instituições de ensino superior europeias que participaram na International Staff Training Week que a Universidade de Vigo dedicou ao tema do Emprego e Empreendedorismo.

Na altura, o reitor da Universidade do Porto sublinhou a importância desta parceria. “Faz parte da missão das universidades, em particular das instituições públicas, prestar este tipo de serviços aos seus estudantes. Nesse sentido, a Universidade do Porto tem feito um esforço significativo para reforçar a sua ligação com o tecido económico e social da região de forma a criar pontos de contato direto entre os seus diplomados e as empresas e instituições empregadoras”.

De facto, no último ano, a Universidade do Porto estabeleceu já protocolos de cooperação com mais de 40 municípios portugueses para apoiar a transição dos estudantes da U.Porto para o mercado de trabalho e a integração de quadros qualificados nas autarquias e nas empresas dos respetivos concelhos.