Galardão homenageia Teixeira de Pascoaes, principal nome do Saudosismo na literatura portuguesa (Foto: DR)

Estão abertas as candidaturas à primeira edição do Prémio de Jornalismo Literário Luso-Galaico Teixeira de Pascoaes e Vicente de Risco, uma iniciativa promovida pela Fundação Vicente Risco e pela Câmara Municipal de Amarante, com a parceria científica de várias universidades do Norte de Portugal e Galiza, entre as quais a Universidade do Porto.

São admitidos a concurso textos de jornalismo literário (textos curtos, publicados na imprensa periódica, com os objetivos de informar e formar os cidadãos e com um critério estético de excelência literária), publicados em jornais ou outros periódicos em papel, escritos em língua galega ou portuguesa. Mais informações sobre as condições de participação aqui.

Os interessados deverão enviar os respetivos textos até 30 de maio de 2013 para o endereço [email protected]. A deliberação do júri do concurso – composto por três elementos designados pelas universidades galegas, três pelas universidades portuguesas e uma figura prestigiada do mundo das letras e artes – terá lugar a 19 de outubro, estando a entrega do prémio marcada para 14 de dezembro de 2013.

Apresentado em dezembro passado, o Prémio de Jornalismo Literário Luso-Galaico Teixeira de Pascoaes e Vicente de Risco, no valor de 6 mil euros, procura realçar a importância das relações intelectuais entre galegos e portugueses no arranque do século XX . Procura-se ao mesmo tempo homenagear dois escritores marcantes do saudosismo português  – Teixeira Pascoaes  – e do nacionalismo galego da “Época  – Vicente Risco – e todos aqueles que, através da imprensa escrita, trabalharam em prol do encontro e aproximação do Norte de Portugal e da Galiza.