Teixeira de Pascoaes (1877-1952) é o principal representante do Saudosismo na literatura portuguesa (Foto: DR)

Realçar a importância das relações intelectuais entre galegos e portugueses no arranque do século XX e homenagear dois escritores marcantes de Portugal e de Espanha, Teixeira Pascoaes e Vicente Risco, é o objetivo do Prémio de Jornalismo Literário Luso-Galego, uma iniciativa que une as universidade do Norte de Portugal e Galiza e que será apresentado este sábado, dia 1 de dezembro, na Casa das Artes de Amarante.

Este prémio pretende homenagear dois distintos intelectuais representantes, respetivamente, do saudosismo português e do nacionalismo galego da “Época Nós”, mas também todos aqueles que trabalharam em prol do encontro e aproximação das energias criadoras da Galiza e Portugal.

Esta iniciativa é o resultado da união de várias entidades como as Universidades do Porto, do Minho, Trás-os-Montes e Alto-Douro, Santiago de Compostela, Corunha e Vigo, a Secretaria Geral de Política Linguística da Junta da Galiza, a Comissão Provincial de Ourense, a Fundação Vicente Risco e a Câmara Municipal de Amarante.

Podem concorrer a este concurso todas as pessoas que costumam praticar jornalismo literário para a imprensa, em língua portuguesa ou galega. O vencedor do prémio será conhecido a cada sábado imediatamente anterior a 14 de dezembro, data da morte de Teixeira de Pascoaes.