"Caloiros" da U.Porto vão ter direito a receção especial pelo segundo ano consecutivo.

A Universidade do Porto está a preparar uma semana de receção especial aos novos estudantes que chegam este ano às diferentes escolas da instituição. Pelo segundo ano consecutivo, os milhares de estudantes de 1.º ano vão ser recebidos com um programa de acolhimento que envolve todas as faculdades, com o objetivo de os integrar no ambiente universitário e na dinâmica da maior universidade portuguesa.

A decorrer entre 12 e 20 de setembro, a Semana de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes na U.Porto 2013/2014 tem como ponto alto a cerimónia de boas vindas que, logo no dia 12, a partir das 11 horas, vai mobilizar a Universidade para o Pavilhão Rosa Mota. Em plena semana de matrículas (9 – dia em que são conhecidos os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior – a 13 de setembro), este evento servirá como “cartão-de-visita” da Universidade aos novos estudantes e respetivas famílias.

O programa da cerimónia, que será aberta a toda a comunidade académica e contará com a presença dos diretores e outros órgãos de governo da Universidade, inclui as  intervenções do Reitor, do Presidente da Câmara do Porto e de representantes dos antigos, atuais e novos estudantes da U.Porto, bem como vários momentos musicais. Os estudantes – que devem marcar presença no pavilhão a partir das 9h30 – serão também presenteados com informações sobre o funcionamento da universidade, e dos diferentes serviços de que poderão usufruir durante o seu percurso académico.

A sessão de receção dará então o mote para uma semana de acolhimento (ver programa) repleta de eventos transversais a todas as faculdades da U.Porto, a que se juntam ações pensadas para as comunidades académicas de cada escola  da Universidade. Na Faculdade de Arquitetura (FAUP), por exemplo, a Associação de Estudantes (AEFAUP) prom0ve, no dia 17, a partir das 14h30, uma Visita guiada ao Porto,  aberta a todos os estudantes da U.Porto. A Faculdade de Belas Artes (FBAUP) preparou, por sua vez, um programa onde cabem uma sessão de receção seguida de um Percurso Pedestre no Porto (dia 16, a partir das 14h00), a inauguração de uma exposição de estudantes do 1º ano do 1º Ciclo em Artes Plásticas (dia 19, às 18h00) ou uma viagem de comboio à Régua (dia 20, às 8h00).

Faculdade de Ciências (FCUP) assinala a semana de Receção combinando visitas guiadas aos espaços da escola (dia 13) e ao Jardim Botânico do Porto (dia 17, às 15h30, abertas a toda a comunidade) com sessões de apresentação dos diferentes cursos e dos serviços ao dispor dos estudantes (dias 16 e 17). Na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), as atividades incluem atividades académicas e  duas sessões sobre “Ser Nutricionista” (dia 16 de manhã) e “Ser estudante universitário”, no dia 17 de manhã. No mesmo dia, a partir das 18h00, a Faculdade de Direito (FDUP) convida todos os estudantes da U.Porto a participar numa conferência sobre “Ética, valores e integridade académica na UP”.

Na Faculdade de Economia (FEP), as iniciativas começam logo no dia 11 com uma Sessão de Boas-Vindas aos Novos Estudantes (10h00) e prolongam-se até ao arranque das atividades letivas, no dia 17. Ainda na Asprela, os “caloiros” da U.Porto vão poder participar em duas palestras na Faculdade de Engenharia (FEUP) nos dias 17 (16h30) e 19 (15h30). Para os futuros engenheiros está ainda a ser preparado um conjunt od eeventos (16 a 20 de setembro) onde não faltarão visitas guiadas ao campus e sessões de apresentação dos vários departamentos da FEUP. Já o programa da Faculdade de Farmácia  (FFUP) inclui uma sessão de boas vindas (na manhã do dia 17), visitas guiadas aos espaços da faculdade, uma sessão (dia 18 de manhã) em que será possível ouvir os testemunhos de jovens farmacêuticos, e várias ações integradas no Dia Aberto Biblioteca ICBAS/FFUP (19 de setembro).

De regresso ao Campo Alegre, a receção aos novos estudantes da Faculdade de Letras (FLUP) prolonga-se por cinco dias – 16 a 20 se setembro – recheados de sessões de apresentação das estruturas da faculdade, da Universidade e da cidade. Modelo idêntico será seguido na Faculdade de Medicina (FMUP), cujo programa arranca com uma Sessão Solene de Receção aos Novos Estudantes (dia 16, às 11hoo) e prevê a participação dos estudantes num Curso de Suporte Básico de Vida e em aulas preparadas para o efeito. Na Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP) também haverá uma  Sessão de Boas-Vindas aos Novos Estudantes (dia 17, às 11h30), seguida de uma visita guiada às instalações da Faculdade

Nota ainda para as iniciativas que estão a ser preparadas pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abe lSalazar (ICBAS). Na FPCEUP, as atividades de acolhimento aos estudantes dos vários ciclos de estudo vão estar concentradas sobretudo no dia 16 (a partir das 14h30) e culminarão com um Lanche no pátio interior da escola. Já no ICBAS, a cerimónia de receção (dia 16, a partir das 9h30) será o ponto de partida para um programa  que inclui, entre outras ações, um Peddy-Paper pelo ICBAS e Zona Histórica da Cidade do Porto (dia 16, às 14h00) e visitas à Casa Museu Abel Salazar (dia 18, às 9h00) e às instalações do ICBAS em Vairão (dia 20, às 8h30).

A Semana de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes na U.Porto não ficará completa sem a “Tarde Desportiva” que, durante a tarde de dia 18 (das 14h00 às 18h00), vai mobilizar todos os “caloiros” da Universidade para os polos II (Asprela) e III (Campo Alegre) da U.Porto. À espera deles estará um programa alargado de atividades organizadas pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP), a decorrer no Pavilhão Luís Falcão e no Estádio Universitário.

Recorde-se que a U.Porto foi novamente a universidade preferida dos candidatos ao Ensino Superior neste ano letivo, tendo preenchido 97% das suas vagas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Foram 6.894 estudantes que colocaram a U.Porto como primeira opção sendo que, apesar de ser a instituição com maior número de vagas disponibilizadas, a Universidade preencheu praticamente todos os seus lugares (4037 de 4160) logo na primeira fase do concurso nacional.