Universidade unida na formação sobre transferência de tecnologia na área do Mar

As sessões de formação foram realizadas no âmbito do projeto MARNET.PT

As sessões de formação foram realizadas no âmbito do projeto MARECON.PT

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade Porto (CIIMAR ) em parceria com a Universidade do Porto Inovação (UPIN), reuniu no passado dia 19 de janeiro um painel internacional de oradores em duas sessões de formação sobre transferência de tecnologia e empreendedorismo na área das Ciências Marinhas.

Realizadas no âmbito do projeto MARECON.PT – Translating marine science into products and services for the Portuguese economy, as sessões juntaram mais de 40 participantes, desde investigadores, técnicos a representantes de empresas e focaram temas como a “Comercialização de tecnologias e orientação da investigação para o mercado” e “Empreendedorismo e criação de Spin-offs”.

A sessão foi presidida por Vítor Vasconcelos, presidente do CIIMAR, seguindo-se os oradores Rosa Fernandéz, responsável pelo Departamento de Promoção e Transferência do CETMAR (Espanha); André Fernandes, responsável pela Interface Empresas-Universidade da UPIN, Marta Ferreira, Diretora técnica da Inovapotek; Cátia Rabaça, responsável da Unidade de Desenvolvimento Empresarial do Parque Cientifico de Madrid; Susana Pinheiro (UPTEC) e Filipe Castro, responsável pelo apoio às iniciativas empreendedoras de base tecnológica da Universidade do Porto.

O projeto MARECON.PT tem como objetivo principal maximizar o potencial socioeconómico dos resultados de I&D gerados no CIIMAR (com especial destaque para os projetos AQUAIMPROV, MARBIOTECH e ECORISK), através da identificação / avaliação de tecnologias com potencial de valorização e comercialização.

Futuramente estão previstas novas sessões de formação no âmbito desta temática.