"Tennis Girl" - FEST

A exibição de “Tennis Girl”, de Daniel Barosa, vai fechar a programação no dia 12 de junho. (Foto: DR)

Universidade do Porto e o FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema uniram esforços para trazer o cinema à rua esta primavera. Nos dias 11 e 12 de junho, nos Claustros do edifício da Reitoria (Praça Gomes Teixeira), pelas 22h30, será exibida uma programação de curtas-metragens de cineastas emergentes. Todas as obras apresentadas estiveram já em destaque em edições anteriores do festival de cinema espinhense.

Com entrada livre, o programa inclui filmes provenientes de cerca de 10 países diferentes, incidindo sobre géneros e temas diferentes. No primeiro dia do evento, serão exibidas cinco obras: “R” is for Realdoll (de Katja Niemi), To All My Friends (de Behrouz Bigdeli), Thieves (de Lauro Cress), You Kill Me (de Monica Sender) e Lothar (de Luca Zuberbühler).

No segundo dia, o Edifício Histórico da Universidade volta a transformar-se numa gigante sala de cinema ao ar livre para receber alguns dos mais aclamados filmes do FEST: Afro (de Ninja Thyberg),
O Reino /(de Paulo Castilho), Las Meninas (de Eva Cools) e Tennis Girl (de Daniel Barosa).

No dia 12 de junho, a partir das 18h30, será ainda lecionada uma masterclass especialmente pensada pera jovens realizadores que pretendam “Entrar na indústria cinematográfica e distribuir filmes em início de carreira”.

Segundo Filipe Pereira, diretor do FEST, “é muito importante sensibilizar quem quer trabalhar em cinema e audiovisual, para as ferramentas que existem tanto para a divulgação do seu trabalho, como para o alavancamento da carreira que esperam vir a ter”.

A associação entre a U.Porto e o festival de cinema faz portanto “todo o sentido”. Para além da promoção do trabalho de cineastas em início de carreira, Filipe Pereira lembra que o FEST tem um dos “mais importantes fóruns mundiais de conhecimento para o audiovisual”, que decorre paralelamente ao festival que, em 2015, celebra a 11ª edição, em Espinho, de 22 a 29 de junho.

As sessões serão ao ar livre e a programação incluiu filmes de vários países e de todos os géneros.

Mais informações aqui.