Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Qual o futuro das universidades públicas? Que problemas e desafios se colocam hoje às instituições? Numa altura em que o estado da Universidade Pública em Portugal volta a estar na ordem do dia, estas são algumas das questões que João Barroso, antigo vice-reitor da Universidade de Lisboa, vai levar à reflexão no próximo dia 12 de fevereiro, a partir das 15h30, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, numa conferência integrada nas comemorações do Dia da FPCEUP 2014.

Sob o título “Universidade pública: construir a universidade na diversidade”, a palestra do atual professor do Instituto de Educação da U.Lisboa será um dos pontos altos da sessão comemorativa em que se assinalam os 34 anos de vida da faculdade. Uma data que será lembrada por José Alberto Correia, Diretor da FPCEUP, na abertura da sessão, agendada para as 14h30, no auditório 2A da FPCEUP (ver programa).

“Para além de ser uma data particularmente importante para a Faculdade, ela constitui no atual contexto uma oportunidade de manifestarmos a nossa coesão na defesa de alguns princípios que tem pautado a nossa vida em comum”, antecipa o responsável.

A tarde ficará ainda marcada pelas intervenções da presidente da Associação de Estudantes da FPCEUP (AEFPCEUP) e de  José Carlos Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto, a quem caberá encerrar a sessão, pelas 16h30.

A sessão comemorativa do Dia da FPCEUP é aberta a toda a comunidade. A entrada é livre.

Sobre a FPCEUP

Criada em 1980, a partir da transformação do curso superior de Psicologia da Universidade do Porto (sediado desde 1977 na Faculdade de Letras) a FPCEUP tem vindo a afirmar-se, ao longo de mais de três décadas, como instituição de referência no ensino e investigação nas áreas da Psicologia e das Ciências da Educação em Portugal. Depois de quase 30 anos a funcionar em instalações provisórias no antigo Complexo Pedagógico do Campo Alegre (1977 e 1995-2005), na  Rua das Taipas (1977-1995) e pela Rua de Ceuta (1987-1995). a faculdade encontra-se instalada desde 2005 no edifício projetado por Fernando Távora, no Pólo II (Asprela) da U.Porto.