Vencedores do Prémio de Cidadania Ativa da U.Porto 2014

Galardão no valor de mil euros foi entregue durante a sessão comemorativa do Dia da Universidade 2015.

Ana Catarina Correia faz das dificuldades forças na defesa dos direitos das pessoas portadoras de deficiências. Hélder Gonçalves esforça-se diariamente por “espalhar” o espírito emprendedor pela comunidade. Ivo Reis tem-se destacado na defesa dos interesses dos estudantes, ao passo que Sofia Rios faz do seu sucesso desportivo uma inspiração. Os quatro são exemplos para toda a comunidade e, por isso mesmo, são os vencedores da edição 2015 do Prémio de Cidadania Ativa da Universidade Porto, galardão entregue durante na cerimónia do “Dia da Universidade do Porto”, realizada a  25 de março, e que distingue os estudantes que, no último ano, se diferenciaram positivamente no campo da cidadania.

Ana Catarina Correia, estudante do Mestrado em Sociologia na Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), foi distinguida na categoria Humanitária ou Solidária pelos esforços que tem vindo a desenvolver na promoção do exercício de uma “cidadania sem barreiras” para as pessoas – em especial os estudantes – portadoras de deficiências e incapacidades. Ela própria uma mulher e cidadã com paralisia cerebral, Ana Catarina coordenou o movimento de (d)Eficientes Indignados do Núcleo do Norte. Da sua experiência pessoal –  que tem ajudado a própria Universidade a aprender como se pode tornar uma Instituição mais inclusiva – resultou a implementação, ainda em fase inicial, de um projeto piloto destinado a promover a vida independente de estudantes com mobilidade reduzida na cidade.

Na categoria Empreendedorismo, a U.Porto distinguiu Hélder Gonçalves, licenciado em Ciência da Informação pela FLUP e pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e atual estudante do Mestrado em Gestão de Serviços na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP). Depois de “descobrir” a sua vocação empreendedora em 2012/2013, quando participou no STARTUP Programme, não mais deixou de procurar mobilizar a comunidade académica e empresarial para a aprendizagem do empreendedorismo. Finalista do iUP25k (vertente Social Business Edition) com o projeto Estuda+, uma plataforma de apoio ao ensino básico com conteúdos dinâmicos, Hélder é hoje o Diretor de Projetos Internos da Junior Achievement Alumni Portugal (JAAP), tendo vindo a promover várias parcerias em atividades da U.Porto no domínio do empreendedorismo.

Entre os exemplos de cidadania premiados pela Universidade está também o percurso que Ivo Reis tem trilhado na vertente Pedagógica. Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências (FCUP), este atual estudante do Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação da FLUP foi presidente da Associação de Estudantes da FCUP entre 2011 e 2013, período em que apadrinhou campanhas de incentivo do preenchimento dos Inquéritos Pedagógicos da U.Porto, ou a criação de um horário de atendimento para apoio aos estudantes. Pelo caminho, ajudou a criar os alicerces da Sociedade de Debates da U.Porto, da qual foi Vice-Presidente, foi membro dos Conselhos de Representantes e Pedagógico da FCUP e do Conselho Coordenador para o Modelo Educativo da U.Porto e representa, desde 2013, os estudantes da U.Porto no Senado da Universidade. Em 2014, Ivo viu premiado o seu percurso académico ao ser o único português selecionado para a XII Edição do Programa Jovens Líderes Iberoamericanos (PJLI), iniciativa que visa promover a cooperação entre jovens que se destaquem dentro do espaço Iberoamericano.

Finalmente,  o Prémio de Cidadania Ativa da Universidade do Porto 2014, no domínio Desportivo, foi entregue a Sofia Rios, estudante da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP). Capitã das equipas da futebol 7 e de rugby 7 da U.Porto que se sagraram campeãs nacionais universitárias – a que juntaram um 4º e um 3º lugar, respetivamente, nos European Universities Games (EUGames2014) – em 2014, Sofia joga futebol no FC Boavista. Em paralelo, participa regularmente em atividades que visam a promoção da atividade desportiva junto dos mais jovens. Atualmetne está a realizar um estágio de gestão desportiva no Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP).

Os quatro estudantes foram galardoados com um diploma comprovativo da atribuição do prémio, a menção do mesmo no seu suplemento ao diploma e um prémio pecuniário no valor de mil euros.