Livro propõe ferramentas úteis para concretizar uma ideia em benefício de um mundo mais equilibrado em termos sociais.

A Universidade do Porto, em parceria com o Instituto de Empreendedorismo Social (IES) e a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), apresenta na próxima terça-feira, dia 5 de novembro,  o primeiro Manual de Empreendedorismo Social alguma vez publicado em Portugal.

“Manual para Transformar o Mundo” propõe uma metodologia que desafia atuais e potenciais empreendedores a transformar, em apenas dez passos, uma ideia inspiradora numa solução com elevado impacto social. Nesse sentido, o livro – que já está à venda – lança um conjunto de ferramentas úteis para concretizar uma ideia em benefício de um mundo mais equilibrado em termos sociais, (re)pensando assim a forma como se constroem soluções para problemas negligenciados da sociedade.

Da criação do manual resultou já um movimento – promovido pelo IES e pela FCG  com o apoio da Universidade do Porto – que tem como missão partilhar opiniões sobre o livro , assim como recolher contributos de empreendedores e outros agentes sociais para transformar o mundo.

O lançamento do manual tem lugar às 15h00, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira) e contará com a participação de Carlos Brito (pró-Reitor da U.Porto para a Inovação e Empreendedorismo), Luís Jerónimo (FCG) e Rita Fortunato Baptista (IES). Ao longo da tarde (ver programa) haverá ainda espaço para um conjunto de palestras e dinâmicas sobre Empreendedorismo social, estando também prevista a  apresentação de dois casos nesta área: o Projeto Arrebita e o Projeto RIOS.