Universidade Júnior 2014, laboratório

Incentivar os jovens a seguir a carreira de investigadores é uma das metas do projeto SEI.

Algumas das mais importantes instituições de ensino e investigação científica da cidade do Porto estão “ocupadas” desde o início do ano letivo por jovens “investigadores” do ensino básico e secundário. É essa realidade que está a ser testada no âmbito do projeto SEI – Sociedade, Escola e Investigação, uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal do Porto (CMP) e que conta com a participação de oito faculdades e um centro de investigação da Universidade do Porto.

A ideia é simples. No âmbito da colaboração estabelecida com 11 estabelecimentos de ensino público do Porto, os alunos são incorporados em projeto de investigação nos quais, em grupo, e sob a tutela de investigadores credenciados, trabalham temas relacionados com as áreas científicas de cada uma das dez instituições de ensino superior público e um centro de investigação envolvidos. Entre elas estão as faculdades  de Arquitetura (FAUP), Desporto (FADEUP), Ciencias (FCUP),  Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), Farmácia (FFUP) e Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).

Os resultados são o menos importante. Ao possibilitar às crianças e jovens o acesso a atividades de investigação “in loco” (os projetos repartem-se entre as escolas e os espaços das diferentes faculdades e centros de investigação), o grande objetivo do projeto passa por promover a ciência e a cultura/literacia científica dos alunos, contribuindo ao mesmo tempo para promover o sucesso escolar, incentivar os jovens a seguir a carreira de investigadores e estimular a educação ao longo da vida.

Projeto SEI

O projeto foi formalizado a 17 de março  coma assinatura dos protocolos de cooperação entre as diferentes instituições envolvidas. (Foto: CMP)

A implementação do projeto aconteceu no primeiro período do atual letivo 2014/2015, e desde então, estão a ser desenvolvidos projetos de investigação entre os diferentes parceiros. Os projetos e atividades de “investigação” concebidos e desenvolvidos no âmbito destas parcerias, serão apresentados no dia 14 de maio, numa Mostra/Feira de Ciência a ter lugar no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Mais informações aqui.