“A Ciência como nunca a viste e fizeste” é uma das mais de 20 novidades que a Universidade Júnior propõe este ano a todos os interessados.

Já abriram as inscrições para a edição deste ano da Universidade Júnior (U.Jr), naquele que é o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário, que dá aos jovens a oportunidade de experimentar diferentes áreas do conhecimento desde a Medicina ao Desporto, passando ainda pelas Artes, Humanidades e outras tantas. São mais de 175 atividades que os jovens do 5.º ao 11.º ano de escolaridade podem escolher, e assim passar uma ou mais semanas de férias de verão à descoberta da Universidade preferida dos estudantes portugueses.

Nos meses de junho, julho e setembro, a U.Jr espera receber mais de 5.000 alunos de todo o pais, numa oferta que reúne cerca de 180 atividades, sendo que mais de 20 são novidade na edição deste ano, pensadas para alunos de todas as idades (geralmente dos 10 ao 17 anos) e vocações.

Para os alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade, a proposta passa pelo “Experimenta no Verão”, que contempla seis programas com atividades diárias em diferentes faculdades da U.Porto, ao longo de uma semana. Para os jovens do 7.º e 8.º anos, a escolha inclui as “Oficinas de Verão” (atividades diárias em várias faculdades durante uma semana) e as “Oficinas Temáticas” (programa semanal direcionado a um tema mais específico).

Para os mais velhos (9.º ao 11.º ano), o “Verão em Projeto” é o programa que propõe atividades semanais numa das faculdades da U.Porto, conforme o ano mínimo exigido. Por fim, os jovens do 5.º ao 11.º ano podem escolher um de dois programas: aprender uma língua através de jogos, debates e outras atividades na “Escola de Línguas” ou explorar opções de formação e das profissões existentes no Andaime Vocacional.

A Universidade Júnior oferece mais de 175 atividades de diferentes áreas aos jovens do 5.º ao 11.º ano de escolaridade.

Além do programa geral, que vai decorrer de 3 a 28 de julho, a U.Jr propõe também cinco programas especialmente orientados para estudantes do ensino secundário com bons resultados escolares, cuja participação depende da apresentação de uma candidatura. As “Escolas de Introdução à Investigação” incluem programas nas áreas da Química e Bioquímica, Física, Matemática, Ciências da Vida e da Saúde e das Engenharias.

Como vem sendo habitual, as atividades da U.Jr vão decorrer, essencialmente, nas faculdades e unidades de investigação da U.Porto, numa iniciativa que envolve centenas de professores, investigadores e estudantes da instituição. Contribuem ainda outros parceiros pedagógicos como, por exemplo, o Centro Ciência Viva de Vila do Conde, a Escola Naval e o Parque Biológico de Gaia e alguns dos museus da cidade, como o Museu da Misericórdia, o Museu dos Transportes e Comunicações e o Museu Futebol Clube do Porto.

A Universidade Júnior conta ainda com a colaboração de 38 municípios de todo o país, incluindo as ilhas, que se disponibilizam a apoiar a participação de mais de 1.000 dos seus jovens munícipes, comparticipando o pagamento da propina e/ou disponibilizando o transporte dos jovens até à cidade do Porto.

As inscrições estão abertas até 11 de junho no site da U.Jr, e cada participante só pode escolher uma atividade em cada semana, ainda que possa inscrever-se em várias listas de espera, para o caso de não conseguir vaga na(s) opção(ões) preferida(s). O valor da propina de inscrição semanal é de 80 euros e a de alojamento de 105 euros.

Para informações mais detalhadas, pode consultar o documento de apoio à inscrição na Universidade Júnior 2017.