Universidade Júnior passa “férias” no Jardim Botânico do Porto

Depois de um mês intensivo de atividades, a Universidade Junior vai fazer uma pausa para férias em agosto. Mas nem por isso estará parada. De 31 de julho a 1 de setembro, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário muda-se para os espaços do Jardim Botânico Porto, levando consigo um programa alargado de atividades destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos que apreciam a natureza e se interessam pelo conhecimento.

Criar sabonetes aromáticos, explorar a recém-inaugurada Galeria da Biodiversidade (integrante do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto), escapar às “armadilhas” das plantas carnívoras, aprender a fazer limonada ou a desenhar um jardim, ou participar num graffiti “ecológico” com vista para os jardins da infância da poetisa Sophia de Mello Breyner são apenas algumas das atividades que os mais jovens vão poder desenvolver num dos mais emblemáticos espaços da U.Porto, e abordando alguns conceitos relacionados com a Biologia, Geologia, Física, Química e Belas Artes. Pelo meio, haverá tempo para dar vida ao conto “A árvore” da Sophia de Mello Breyner através de duas oficinas de teatro em que os participantes serão desafiados a construir os diálogos, o cenário, os adereços e, pro fim, a apresentar o seu trabalho numa sessão aberta a toda a família.

Os cinco programas disponíveis incluem atividades estruturadas numa base diária ou semanal, a decorrer entre as 9h30 e as 17h30. O preço de participação varia entre os  18 euros (atividades diárias) e os 75 euros (atividades semanais) e inclui almoço, seguro e materiais. As atividades estão limitadas a um número mínimo de cinco participantes e um máximo de 20.

Mais informações inscrições aqui, ou através do e-mail jardimbotanico@up.pt.

Visite o Jardim Botânico

Mas nem só as crianças são convidadas a explorar o Jardim Botânico durante o mês de agosto. À semelhança do que acontece durante o resto do ano, a U.Porto promove um programa alargado de visitas guiadas pagas para grupos escolares, ou outros grupos organizados, enquadrando aspetos históricos, botânicos e literários do mais belo espaço universitário do Porto.  As visitas para grupos decorrem diariamente, das 9h00 às 17h00 e têm a duração aproximada de 1h30.

O Jardim pode também ser visitado livremente nos dias úteis, das 9h00 às 18h00, e aos fins-de-semana, das 10h00 às 18h00. Ao sábado e ao domingo, às 11h00 e às 15h00, decorrem visitas guiadas individuais (gratuitas) com a duração aproximada de uma hora.

Para as visitas de grupo, os interessados devem efetuar uma reserva online em http://inscricoes.jardimbotanico.up.pt/. As visitas guiadas individuais devem ser marcadas meia hora antes no local.