Universidade Junior 2012

A Universidade Júnior atrai, desde 2005, milhares de jovens do ensino básico e secundário que querem experimentar o ambiente universitário

O primeiro dia da Mostra da Universidade do Porto ficou também marcado pelo arranque das inscrições para a edição 2015 da Universidade Júnior (UJr). Em apenas 5 minutos, alguns projetos estavam já sem vagas. Nos primeiros 10 minutos contabilizaram-se 300 inscrições, que duplicaram nos 5 minutos seguintes. Numa hora, havia há quase 1000 inscrições e cerca de 800 alunos em lista de espera.

Contas feitas, o primeiro dia de inscrições ficou marcado pelo preenchimento de 2500 inscrições das 5 mil vagas abertas para os cursos de verão da U.Porto, que se realizam entre junho e setembro nos diferentes espaços da Universidade.

Apesar do “boom” das inscrições, o servidor conseguiu lidar com todos os acessos e não teve qualquer bloqueio. Nas primeiras 24 horas, houve cerca de 7000 sessões iniciadas no website da Universidade Júnior. O acesso ao site foi efectuado por jovens de vários países, sendo que os dez países com mais entradas são Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Brasil, Indonésia, Bélgica, Macau e Argentina.

Direcionada a jovens do 5º ao 11º ano de escolaridade, a Universidade Júnior é o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário para alunos do ensino básico e secundário. O programa deste ano conta com cerca de 150 atividades pensadas com o objetivo de promover o gosto pelo conhecimento e ajudar os jovens entre os 10 e os 18 anos a descobrirem as suas potencialidades.

As actividades decorrem, maioritariamente nas faculdades e unidades de investigação da Universidade do Porto, contando com a colaboração de estudantes, professores e investigadores.  Os cursos abrangem as mais diversificadas áreas: ciências, tecnologias, humanidades, artes e o desporto, na tentativa de apoiar o processo de escolha vocacional que os jovens terão que fazer ao longo do percurso escolar.

Contando com parceiros como o Parque Biológico de Gaia, Casa da Música, Visionarium, Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, Escola Superior de Enfermagem, IPP-ESMAE (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo) e CICCOPN (Centro Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Publicas do Norte), o programa deste ano conta ainda com projetos nas áreas de ciências, tecnologias, humanidades, artes ou desporto.

A décima edição da Universidade Júnior começa a 30 de junho e contempla atividades durante os meses de julho e setembro de 2014. As inscrições terminam no dia 14 de junho.

Mais informações em http://universidadejunior.up.pt/.