Mais de cinco mil jovens vão passar as férias de verão na Universidade do Porto.

A partir do dia 1 de julho, cinco mil jovens com idades entre os 11 e os 17 anos invadem a Universidade do Porto para mais uma edição da “Universidade Júnior”. Pelo nono ano consecutivo, durante todo o mês de Julho, alunos do 5.º ao 11.º ano de escolaridade vão substituir os estudantes universitários nas salas de aula e laboratórios da U.Porto.

Aquele que é o maior programa nacional de introdução ao ambiente universitário, tem este ano preparadas mais de 140 atividades organizadas e realizadas por mais de 300 estudantes, professores, investigadores e técnicos de todas as faculdades e vários centros de investigação da Universidade do Porto.

Do catálogo de atividades da “Universidade Júnior” 2013 fazem parte experiências “in-loco” em laboratório, visitas aos dois principais hospitais da cidade, vestindo a pele de um médico, atividades desportivas e até aprendizagem de línguas como o latim e o japonês, entre muitas outras.

A “Universidade Júnior” conta ainda com uma experiência de “vida militar” com alojamento num quartel da cidade do Porto (Escola Prática de Transmissões) para mais de 800 jovens portugueses que não podem diariamente fazer as suas deslocações entre a sua casa e a U.Porto.

Desde a sua primeira edição, em 2005, a “Universidade Júnior” já recebeu cerca de 35 mil estudantes oriundos de todo o país que aproveitaram esta iniciativa para conhecer a realidade do ensino superior.