Universidade Júnior 2014Arrancam às 21h00 desta quarta-feira, 27 de abril, as inscrições – divididas em duas fases  para a Universidade Júnior 2016, o programa de cursos de verão da Universidade do Porto que, pelo décimo segundo ano consecutivo, vai proporcionar a milhares de  jovens do 5º ao 11º ano de escolaridade a possibilidade de passarem uma ou mais semanas das férias de verão à descoberta da universidade preferida dos estudantes portugueses.

A decorrer nos meses de junho, julho e setembro, a edição deste ano do maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário reúne uma oferta de mais de 5000 vagas para 170 atividades pensadas para todas as idades (tipicamente, dos 11 aos 17 anos) e vocações. Para os mais novos (alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade) a proposta passa pelo “Experimenta no Verão”, um programa que contempla atividades diárias em várias faculdades da U.Porto, ao longo de uma semana. Para os jovens do 7.º e 8.º anos, a escolha inclui as “Oficinas de Verão” (atividades diárias em várias faculdades, ao longo de uma semana) e as “Oficinas Temáticas”  (programa semanal direcionado a um tema mais específico, ao longo de uma semana). Já os mais velhos (9º ao 11º ano) serão desafiados a viver o “Verão em Projeto” (atividades semanais numa faculdade, conforme o ano mínimo exigido). Por fim, é ainda possível aprender Grego, Japonês ou Latim numa das sete Escolas de Línguas destinadas a estudantes do 5.º ao 11.º anos (ou conforme o ano mínimo exigido por cada língua).

Além do programa geral, que decorrerá de 27 de junho a 22 de julho e é acessível mediante inscrição, a U.Júnior contempla ainda cinco programas especialmente direcionados para estudantes do ensino secundário (10.º ao 12.º ano) com bons resultados escolares, cuja participação depende da apresentação de uma candidatura. Entre eles incluem-se quatro Escolas de Introdução à Investigação nas áreas da Química e Bioquímica, Física, Matemática e Ciências da Vida e da Saúde e um inédito Programa dedicado à descoberta das Engenharias .

Como sempre, as atividades da UJr vão decorrer, essencialmente, nas faculdades e unidades de investigação da Universidade do Porto, numa iniciativa que envolve centenas de professores, investigadores e estudantes da instituição e que dá aos mais novos a oportunidade de experimentarem várias as mais variadas áreas do conhecimento (ciências, tecnologias, humanidades, artes, desporto, etc.) e, ao mesmo tempo, viverem em autêntico ambiente universitário. Para isso contribuem ainda outros parceiros pedagógicos como, por exemplo, o Parque Biológico de Gaia, Centros de Ciência Viva, o CICCOPN, o IPP-ISCAP, a Escola Superior de Enfermagem e alguns dos museus da cidade, como o Museu dos Transportes e Comunicações, o Museu Futebol Clube do Porto e o Museu da Misericórdia.

O custo de participação é de 75 euros/semana e inclui o seguro escolar, os materiais necessários às atividades e as refeições do dia (almoço e lanche da tarde). Os participantes que vivem fora do Porto, podem ainda usufruir – com um custo adicional de 105 euros /semana (que inclui as deslocações até às faculdades ou centros de investigação  e as refeições do jantar e pequeno-almoço) de um programa de alojamento e atividades suplementares, conduzido pela empresa Pontes de Apoio, Lda., que os acompanhará entre as 18h00 e as 9h00 do dia seguinte.

As inscrições para  UJr 2016 vão prolongar-se até 12 de junho e podem ser efetuadas unicamente online, no renovado site da Universidade Júnior (http://universidadejunior.up.pt), após autenticação com login e senha, obtidos mediante um registo prévio no website. De forma a reduzir a pressão sobre a plataforma, a abertura das inscrições será feita em duas fases. A primeira fase arranca às 21h00 do dia 27 de abril e contempla os programas “Experimenta no Verão”, “Oficinas de Verão” e “Oficinas Temáticas”, destinados a alunos do 5.º ao 8.º ano de escolaridade. As inscrições para o programaVerão em Projeto” e “Escola de Línguas” iniciam a 28 de abril, a partir das 21h00

Recorde-se que cada participante só pode escolher uma atividade em cada semana, ainda que tenha a possibilidade de se inscrever em várias listas de espera, para o caso de não conseguir vaga na(s) opção(ões) preferida(s). No final da inscrição será emitida uma referência bancária com a validade de 5 dias, a qual pode ser paga em qualquer caixa multibanco. Para informações mais detalhadas, poderá consultar o documento de apoio ao procedimento de inscrição na UJr 2016.