A UJr 2014 conta com mais de 150 atividades a decorrer nas faculdades e unidades de investigação da Universidade do Porto.

A dois meses do seu início, Universidade Júnior (UJr) 2014 tem mais de 4 mil vagas preenchidas. A decorrer durante os meses de julho e setembro, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário dá aos mais novos a possibilidade de aliarem diversão e conhecimento durante as suas férias de Verão.

A UJr conta este ano com mais de 150 atividades que vão decorrer, essencialmente, nas faculdades e unidades de investigação da Universidade do Porto, numa iniciativa que envolve centenas de professores, investigadores e estudantes da instituição.  Miúdos e graúdos vão poder realizar experiências em laboratórios, investigações sobre alimentação, atividades desportivas e musicais, aprender sobre engenharias computacionais e arquitetura, entre muitas outras iniciativas pensadas para que os mais novos possam testar as suas vocações ou, simplesmente, alargarem as fronteiras dos seus conhecimentos.

Destinada a jovens do 5.º ao 11.º ano de escolaridade, a décima edição da UJr começou a bater recordes logo na abertura do período de inscrições. Só nas primeiras 24 horas foram registadas 2500 inscrições, mais de um terço das 6600 vagas disponíveis este ano.

A propina de inscrição tem um custo de 75 euros/semana e inclui o seguro escolar, os materiais das atividades e as refeições do dia (almoço e lanche da tarde). O alojamento tem um custo de 105 euros/semana e inclui as deslocações entre o local de alojamento e as faculdades ou unidades de investigação, a realização de atividades suplementares e as refeições do jantar e pequeno-almoço.

O Parque Biológico de Gaia, a Casa da Música, o Visionarium, o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, a Escola Superior de Enfermagem, o IPP-ESMAE (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo) e o CICCOPN (Centro Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Publicas do Norte) serão os parceiros da edição deste ano. Além destas instituições, a Júnior reforça a parceria com as 36 Câmaras Municipais, que oferecem apoio financeiro e logístico aos seus jovens munícipes.

Desde a sua primeira edição, em 2005, a UJr já recebeu mais de 35 mil estudantes oriundos de todo o país, que aproveitam esta iniciativa para estabelecer contacto com a realidade do ensino superior.