Universidade Itinerante do Mar 2014

Os participantes da UIM têm a possibilidade de participar nas diferentes tarefas diárias de um navio (Foto: UIM)

Em agosto de 2006, 84 jovens de Portugal e Espanha entraram a bordo do navio-escola “Creoula” para cumprir o primeiro “caminho marítimo” da Universidade Itinerante do Mar. Quase uma década e mais de 12 000 milhas náuticas de viagem depois, são 40 os “marinheiros” que estão prestes a embarcar na décima edição do projeto pioneiro criado pela Universidade do Porto em parceria com a Universidade de Oviedo, com o objetivo de formar e sensibilizar os estudantes do ensino superior para a relação histórica, cultural, económica e científica entre a Europa e o Mar.

Viver uma experiência única nos mares da Europa, levando ao extremo o conceito de “aula prática”, é então a proposta que, desde 2006,  já atraiu mais de 700 estudantes de diferentes universidades europeias e latino americanas a um projeto que, constituindo uma referência nacional, foi entretanto enriquecido com a participação institucional da Escola Naval. Tudo isto num ambiente de permanente aventura, formação e cooperação entre os participantes , sob o lema “Conhecimento e Aventura”.

Universidade Itinerante do Mar (Creoula)

Grande parte das atividades decorrem a bordo do Navio de Treino de Mar “Creoula” (Foto: UIM)

A componente de navegação constitui uma parte fundamental da UIM e tem como palco principal o Navio de Treino de Mar (NTM) “Creoula”, um veleiro operado pela Marinha Portuguesa e totalmente reconvertido para possibilitar a vivência de jovens no mar. Ali, os estudantes têm a possibilidade de participar nas diferentes tarefas diárias do navio como: confeção de refeições, limpeza da cozinha e refeitório, limitação de avarias, vigia, leme e ponte, apoio à navegação, manuseamento de velas/mastros.

Além destas atividades gerais, a UIM inclui também uma forte componente formativa, traduzida na participação dos estudantes em diversas palestras/workshops a bordo e nos portos de paragem do “Creoula”.

Em 2015, a campanha da UIM é organizada pela U.Porto e pela Escola Naval e contempla dois cursos/rotas . A primeira “expedição” arranca já a 2 de agosto e, até 15 de agosto, vai passar pelo Porto, Berlengas, Porta Santo,  Funchal e Lisboa. A segunda decorre entre 14 e 22 de agosto e fará o percurso Lisboa – Casablanca – Portimão.

Antes da partida do “Creoula“, os dez anos da Universidade Itinerante do Mar vão ser assinalados esta sexta-feira, 31 de julho, a partir das 17h00, no Novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões (APDL). Nesta sessão será efetuado um balanço do projeto através da visualização do diaporama da UIM e da partilha de experiências entre antigos estudantes, professores e diretores. Inscrições (obrigatórias e gratuitas) aqui.