Stand da U.Porto foi ponto de passagem obrigatório para os alunos das escolas secundárias da Trofa e de Penafiel.

A Universidade do Porto “viajou”  nos passados dias 30 e 31 de janeiro até à Escola Secundária da Trofa e de Penafiel para apresentar a sua oferta formativa aos estudantes daqueles dois estabelecimentos de ensino.

A primeira “paragem” da delegação da U.Porto (representada pelas faculdades de Ciências da Nutrição e Alimentação, Economia e Letras, e pela Reitoria) foi a “Feira do Ensino Superior” que decorreu na manhã do dia 30, na Escola Secundária da Trofa.  Destinada aos estudantes do 9.º ao 12.º ano, a iniciativa contou com uma afluência bastante elevada dos alunos, que elegeram o stand da U.Porto como ponto obrigatório. Houve mesmo quem dissesse que se as notas ajudarem, “esta é A Universidade [que vou escolher]”. [ver FOTOGALERIA]

Os cursos mais solicitados foram os de engenharia, ciências (Biologia, Bioquímica, Química e os ligados à Informática), os ligados à Saúde – sobretudo Medicina, Bioengenharia, Ciências Farmacêuticas e Medicina Veterinária , Gestão/Economia, Psicologia. No campo das Línguas, sobressaiu o curso de Ciências da Comunicação.

Já no dia 31, o destino foi a Escola Secundária de Penafiel e a iniciativa “12.º ano. E agora?”. Mais uma vez, a oferta formativa da U.Porto atraiu muitos dos mais de 2000 estudantes da escola , especialmente atraídos pelas áreas de Saúde (Medicina, Bioquímica, Veterinária, Ciências Farmacêuticas, Biologia); Belas Artes; Ciências da Comunicação, Engenharia Mecânica, Informática e Computação e também Eletrotécnica e Computadores. [ver FOTOGALERIA]

Estas visitas enquadram-se na aposta que a Universidade vem fazendo na última década, ao nível da aproximação à população pré-universitária. Uma estratégia que tem como vértice máximo a Universidade Júnior, o maior programa de iniciação ao ambiente universitário do país que, todos os anos, pelo verão,  abre as portas das escolas e centros de investigação da U.Porto a mais de 5000  jovens entre os 11 e os 17 anos.

O  agendamento de visitas da U.Porto a escolas pode ser feito através do e-mail [email protected].