Da esq. para a dir.: Edson Roberto De Pieri, Jamil Assreuy, Roselane Neckel, Vladimiro Miranda e António Simões Costa.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é o novo membro da Rede INESC Brasil, rede de cooperação gerida pelo INESC P&D Brasil e que conta com o INESC Porto (entidade coordenadora do INESC TEC) como associado fundador e um dos principais associados.

A UFSC encontra-se classificada pelo Webometrics Ranking of World Universities como a quinta melhor instituição de ensino superior da América Latina. A universidade destaca-se pelo trabalho desenvolvido em várias áreas que são relevantes para uma cooperação com o INESC TEC no seio da rede INESC Brasil, tais como  Sistemas de Energia ou da Gestão Industrial – onde aliás há um bom registo histórico de cooperação entre grupos de investigadores da UFSC e Unidades do INESC TEC.

Esta adesão deu os primeiros passos na anterior direção da UFSC, mas a nova equipa reitoral, liderada pela reitora Roselane Neckel, continuou a valorizar a cooperação com o INESC TEC e com Portugal. O acordo de integração da UFSC foi assinado recentemente, em Florianópolis, Santa Catarina, numa cerimónia  que contou com a presença de  Roselane Neckel, reitora da UFSC, e Vladimiro Miranda, Diretor do INESC Porto e Diretor Presidente do INESC P&D Brasil.

O INESC P&D Brasil é uma instituição semelhante ao INESC TEC, que reúne uma rede com mais de 10 universidades brasileiras e cujo objetivo é transferir tecnologia e criar valor a partir do Brasil.