É a primeira vez que a FMUP integra atividades de Voluntariado no curriculum do seu curso de Medicina

Os projetos e as ações da Universidade do Porto contam com a participação de mais de 1800 estudantes e docentes.

Ajudar a quem precisa, seja nos estudos ou no desporto, no desenvolvimento de actividades culturais, ou no apoio aos estudantes com deficiência. Ao longo do último ano, foi essa a motivação que levou mais de 1800 estudantes , docentes, antigos e estudantes e outros colaboradores da Universidade do Porto nos diferentes Programas e Ações de Voluntariado promovidos ou patrocinados pela U.Porto.

A U.Porto dispõe de oito programas de voluntariado. Entre eles inserem-se o Voluntariado Estudantil Tutorial,  que visa o combate ao abandono e insucesso escolar nos ensinos básico e secundário;  o Voluntariado em Atividades Culturais,  que conta com o apoio nas exposições, concertos, conferências e seminários e dentre outras ações culturais; o Voluntariado nos Museus U.Porto, vocacionado para a organização das diversas atividades desenvolvidas pelas instituições; o Voluntariado Desportivo,  que promove o desporto na Universidade; e o Voluntariado para a Produção de Informação Acessível (SAED), orientado para produção de informação em suporte acessível para estudantes com dificuldades de acesso ao texto impresso.

A Universidade apoia também o Projeto V.ive! – que promove a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes da Universidade do Porto; o Valpi – Voluntariado de Acolhimento aos Estudantes PLI (Plano de Licenciaturas Internacionais); e o FEUP +, que tem como meta criar condições e proporcionar aos estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) oportunidades de participação cívica e social. Na orbita da U.Porto trabalham ainda com outras ações realizadas em conjunto com as faculdades, grupos associados, núcleos e associações de voluntariado.

Dia do Voluntário

Para celebrar o Dia do Voluntário, a U.Porto realiza um Fórum no dia 5 de dezembro.

Como forma de celebrar  as metas conquistadas, mas também de reforçar às iniciativas de  voluntariado em curso no campus, a Universidade do Porto, através da sua Comissão de Voluntariado, promove esta sexta-feira, dia 5 de dezembro (Dia Mundial do Voluntariado), o Dia do Voluntário da U.Porto, este ano dedicado ao tema “O Voluntariado na Formação Académica e Profissional”.

A decorrer ao longo do dia (a partir das 9h30), no Salão Nobre e noutros espaços do edifício da Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira), esta edição contará com a presença de Jorge Sampaio como principal orador. O antigo Presidente da República vai participar no primeiro painel da tarde, às 14h30, onde vai debater com o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, o tema “A Europa 2020, Portugal 2020 e os instrumentos financeiros ao serviço do empreendedorismo social”, numa conversa moderada pelo Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

O Fórum do Dia do Voluntário arranca com a discussão dos desafios de voluntariado na U.Porto e a importância do voluntariado na aquisição de novas competências (confira o programa completo). Os temas das conferências darão informações acerca da importância que o voluntariado assume na valorização do currículo, casos de sucesso sobre o auto emprego, empreendedorismo social, e entre outros.

Em simultâneo, na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria, realiza-se a Mostra de Voluntariado, que tem como objetivo dar a conhecer e atrair novos voluntários para os diversos projetos das instituições participantes.

Dia celebrado com solidariedade em Angola

Como forma de assinalar o Dia do Voluntário da U.Porto, um grupo de antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto a residir em Angola (FEUP@Angola) vai visitar este sábado, 6 de dezembro, o Lar da Nazaré, no Cacuaco (Norte de Luanda), onde residem maioritariamente meninas desfavorecidas entre os 4 e os 18 anos. Na ocasião, farão a entrega de um cabaz de alimentos não perecíveis adquirido com o valor – cerca de 250 dólares – doados pelos participantes no 1.º encontro de Alumni FEUP@Angola, realizado no passado dia 15 de novembro, na capital angolana.