Luís Portela e Jaime Milheiros falam sobre os livros da sua vida na sessão inaugural, a 30 de outubro

Durante mais de um ano, cidade e universidade unem-se em torno da discussão sobre a “arte de ser livro” e sobre os livros da nossa vida. Resultado de um protocolo de cooperação entre a U.Porto e a Câmara Municipal do Porto, a ser assinado na próxima quarta-feira, dia 24 de outubro, o projeto Livres como Livros pretende dinamizar as práticas de leitura na sociedade, convidando personalidades da Universidade e da cidade a darem os seus testemunhos enquanto leitores.

Comissariada pelas docentes da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) Isabel Morujão e Maria Luísa Malato, e pela responsável pela Biblioteca Central da FLUP, Isabel Pereira Leite, esta parceria decorre até dezembro do próximo ano e é constituída por dois programas que vão decorrer em paralelo no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Com arranque marcado para o dia 30 de outubro, o programa Livros da Minha Vida é constituído por 15 sessões, em que convidados partilham os seus pensamentos sobre os livros que mais os marcaram.  Todas as sessões têm lugar às terças-feiras, com início às 21h15.

A primeira sessão junta Luís Portela, chairman da Bial e  presidente do Conselho Geral da U.Porto, e o psiquiatra Jaime Milheiro. Esta “viagem literária” inclui as obras  “Mensagem”, de Fernando Pessoa, e “O Livro do Caminho Perfeito”, de Lao Tse (escolhas de Luís Portela), “Crime e Castigo”, de Dostoievski, e “As Moradas”, de Santa Teresa de Ávila (escolhas de Jaime Milheiro).

O segundo programa, A Arte de Sermos Livros, inclui 14 sessões abertas, sobre os ofícios ligados ao livro e à leitura. Desde o “ofício de escrever livros” ao “ofício de restaurar livros”, este subprograma convida duas ou três personalidades por sessão, para partilhar as suas experiências com a comunidade de leitores. As sessões deste programa decorrem aos sábados, às 18 horas.

O programa completo de “Livros como Livros” (em atualização permanente) pode ser consultado aqui.  Todas as iniciativas são de acesso livre e gratuito, embora exijam inscrição prévia através do e-mail [email protected].