Para além do título coletivo, a delegação da U.Porto conquistou 14 medalhas no CNU de Natação Piscina Curta. (Foto: CDUP-UP)

A equipa de Natação da Universidade do Porto conquistou este domingo, em Braga, o título de campeã nacional universitária na prova de Piscina Curta, recuperando assim o título que lhe havia escapado em 2017.

Com um total de 14 medalhas – 6 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze – alcançadas, a U.Porto foi a grande dominadora do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Natação Piscina Custa. A nível individual, a atleta olímpica Vânia Neves repetiu o feito do ano transato ao alcançar a medalha de ouro nos 200m estilos e nos 400m livres. Gonçalo Santos alcançou o título nos 50m bruços, ao passo que Nuno Graça foi o grande vencedor da prova 50m mariposa.

Dourada foi também a participação das equipas de Estafetas masculinas da U.Porto, que garantiram o triunfo nas provas de 4x50m estilos e 4x50m livres.

A atleta Vânia Neves (esquerda) e Marisa Sousa, treinadora da comitiva da U.Porto. (Foto: CDUP-UP)

No que toca às restantes medalhas conquistadas pela delegação da U.Porto, Gonçalo Santos conquistou a prata nos 100m bruços, resultado idêntico ao alcançado por  Bernardo Graça nos 50m livres e 100m livres, e por Madalena Machado nos 50m mariposa.

Nuno Graça voltaria a subir ao pódio, mas desta vez para receber a medalha de bronze nos 100m mariposa. O mesmo resultado foi alcançado, no feminino, por Marta Rocha. De bronze foram ainda as prestações de Tiago Oliveira nos 200m estilos e Madalena Machado nos 50m costas.

Representada por 14 estudantes atletas e liderada pela treinadora Marisa Sousa, a U.Porto sagrou-se assim campeã nacional universitária, à frente da Universidade Nova de Lisboa, 2.ª classificada, e da Associação Académica da Universidade do Minho, 3.ª classificada.

A Universidade volta a competir já no sábado, dia 17 de março, numa das provas rainhas do ano: o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Pista Coberta.